Viver no Campo | Tarefas na horta e jardim em Setembro

Em Agosto, interrompi esta rubrica, não porque faltasse trabalho na micro-horta, mas com as férias confesso que me desleixei um pouco de todas as tarefas que tinha para cumprir. Em má hora o fiz. Resultado? A micro-horta foi invadida por pragas e doenças. Sei que me estou sempre a repetir, mas constante vigilância é uma das tarefas mais importantes quando se tem um jardim, uma horta, vasos.

Apesar de alguns contratempos, a micro-horta entrou na fase que eu mais gosto. Está carregada de tomates, pepinos, morangos. Até as courgettes quiserem dar o ar da sua graça. Estamos oficialmente no mês das colheitas. O mês mais satisfatório para quem ao longo do ano colocou as mãos na terra, investiu do seu tempo a tentar fazer crescer os seus próprios alimentos. Para primeiro ano não me posso queixar. A minha pequenina horta consiste mais ou menos em três canteiros elevados, mais uns quantos vasos e muita vontade da minha parte. Portanto, confesso que nunca esperei ter um ano tão produtivo. Claro que não produzi o suficiente para deixar de comprar produtos hortícolas, mas já é um primeiro passo.


Mas Setembro não está só a ser generoso no meu projecto verde, também nos campos dos vizinhos que me rodeiam há fartura nos pomares. As maças e as peras estão prontas a ser colhidas, comidas e transformadas em algo mais que possa ser degustado mesmo quando o Verão for a memória de um passado longínquo. As amoras silvestres também já se mostram pintadas nos silvados. Claro sinal que o Outono está a chegar. 

Ao longo do mês irei partilhar algumas receitas de conservas para guardarem o melhor do Verão em frascos. Receitas que vão saber muito bem no Inverno.

Apesar das colheitas, ainda há muito trabalho a desenvolver na horta e no jardim. O outono aproxima-se e é necessário preparar as terras para receberem as primeiras geadas. Também é a altura indicada para prepararmos as culturas de Inverno.




TAREFAS PARA CUIDAR DA HORTA E DO JARDIM EM SETEMBRO


  • Retirar as flores dos tomateiros e dos pepineiros para que os frutos existentes amadureçam.
  • Ter atenção ao manjericão, deve ser tapado nas noites frias e nos dias mais frescos.
  • Colher tomates, beringela, pimento e pepinos.
  • Manter vigilância apertada e combater, aos primeiros sinais, pragas e doenças que possam aparecer com a subida de temperatura dos últimos dias.
  • Na horta, plantar/semear ao ar livre alho, alho francês, rabanete de inverno, nabo, mizuna, couves, cenouras, cebolas e espinafre de inverno.
  • Recolher as sementes das plantas.
  • Dividir as plantas de suculentas e catos. É uma boa forma de poupar dinheiro e conseguir ter mais plantas.
  • Fazer a sementeira das flores de epóca de Outono e Inverno.
  • Semear algumas ervas aromáticas como Salsa.
  • Altura ideal para plantar Aloe Vera.



Sem comentários