Queques de Abóbora e Sementes


Setembro. O eterno mês dos regressos. Ao trabalho. À escola. Aos dias mais pequenos. Às tarefas que se sobrepõem. Às temperaturas mais suaves. Às roupas quentinhas. O início de Setembro é o virar da esquina para o Outono e para o Inverno.

Com Setembro, regresso também com mais afinco ao blogue. Aproveitei as férias para reflectir, respirar, absorver os comentários que vocês me fazem chegar, repensar no caminho que quero daqui para a frente.

Como sabem em Dezembro de 2018, o blogue lavou a cara e apareceu com nova imagem, criada pela Newww.pt. Com a azafama das festas de final de ano, com o meu aniversário e com uma série de acontecimentos menos felizes, acabei por não ter tempo para organizar a minha escrita. Uma falha da minha parte. 

Talvez não saibam, mas eu trabalho na área da comunicação, uma das minhas funções é organizar a estratégia de comunicação das empresas ou marcas que o solicitam. Porém, em casa de ferreiro espeto de pau, certo?

Desde Dezembro que o Blogue está assente em três pilares principais: Receitas, Viagens e Viver no Campo. Embora este meu cantinho de sensações esteja sempre aberto a diferentes conteúdos, o meu foco estará assente nestas três vertentes. Como sei as minhas limitações de tempo, não anseio por escrever mais. Na realidade, acho que produzir mais é contraproducente nos dias de hoje. O que pretendo é organizar os conteúdos de forma a ter rubricas mais regulares e com continuidade, nas quais consiga incluir estes três campos que eu tanto gosto, mas que também permita a participação de outras pessoas que eu tanto gosto e que também me servem de inspiração. 

Esta organização não depende apenas da minha vontade, também surge do vosso feedback, das ideias e perguntas que têm partilhado comigo. Para mim só faz sentido continuar este caminho, convosco ao meu lado. Por isso, irei reforçar os artigos sobre a micro-horta, uma vez que no Instagram este é o assunto que mais suscita curiosidade.


O plano ainda não está fechado, e verdade seja dita, acho que este meu Reservatório de Sensações nunca será estanque. Contudo, a partir de Setembro os conteúdos do blogue serão assim arrumados. 

Dentro do campo das receitas teremos estas três rubricas:
À la Minute (Num Minuto) - Uma nova rubrica inspirada na realidade de muitas famílias, nas receitas básicas que salvam aqueles momentos em que não há tempo para gastar na cozinha, ou que não fizemos as compras necessárias, ou que simplesmente queremos descomplicar. Sei que as redes sociais estão assentes na ideia de mostrar o que é perfeito. Mas a vida não é perfeita. Quantos de nós chegamos a casa, depois de um longo dia de trabalho, sem paciência seja para o que for? A mim acontece-me muitas vezes e nessas alturas confesso que às vezes desespero com falta de ideias para cozinhar de forma rápida e saudável e saborosa. O que vou mostrar nestes artigos é a realidade de outras pessoas. Serão momentos leves, mas acredito que irão contribuir para uma vida mais simples.

Receitas da MicroHorta - Tenho partilhado o meu orgulho na micro-horta, agora chegou o momento de partilhar receitas que têm como base os produtos que cultivo. Como sabem a minha horta é mesmo pequenina, mas tenho reparado que nos últimos meses, quase todas as receitas que partilho acabam por incorporar algo dos canteiros. Portanto, para mim faz todo o sentido mostrar que com pouco se pode fazer muito. Além disso, acaba por ser uma rubrica muito vocaccionada para a alimentação sazonal e sustentável. E assim quem sabe também consigo incentivar-vos a ter uma horta ou até uns vasos na varanda. Pode ser? 

Food Diary / Receitas - Tal como a Cristina da Newww.pt tão bem definiu, desde que me apaixonei pela culinária, o blogue passou a ser um diário das minhas receitas e das minhas experiências gastronómicas. Isso é para se manter tal e qual como até aqui. Continuarei a partilhar receitas minhas, avulsas, sem qualquer tipo de agenda de digital influencer. Continuarei a compartilhar a minha mesa, as minhas panelas, o meu forno e o meu fogão, de forma simples e genuína.

Viver no campo terá também duas rubricas regulares:
Tarefas na Horta e Jardim - Esta rubrica já teve início no mês de Junho. Surgiu tendo em conta todas as perguntas que habitualmente me colocam no Instagram, sobre tarefas a desenvolver em cada mês. Será para continuar, com a vossa participação também.

Cultivar sensações - Eu já deixei claro que não sou uma expert na área da jardinagem ou agricultura, mas os últimos dois anos têm sido uma aventura, uma aprendizagem constante sobre estes assuntos. Apesar dos parcos conhecimentos, acho que chegou a altura de começar a partilhar convosco as minhas inspirações, os meus conselhos, os sítios onde vou buscar também novas ideias e informação, livros e outras pessoas que também se apaixonaram por meter as mãos na terra.

Na área das Viagens, continuarei a partilhar os meus sítios favoritos, os meus passeios, as minhas dicas em modo Travel Diary.


Espero que gostem desta pequena arrumação. 
Mas acima de tudo espero que fiquem desse lado, 
que continuem a contribuir para as boas sensações que pretendo transmitir. 



Para já, enquanto Setembro não "chega, chegando", deixo-vos a receita que marca o meu regresso ao trabalho e às marmitas. 

Queques de Abóbora e Sementes
Receita baseada no livro Petiscos, de Edith Bailey

Tempo de preparação: 35 min.
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 16 queques

Ingredientes:
3 ovos médios
150ml de bebida de soja
180g de abóbora descascada, sem pevides e ralada
75g de queijo gouda ralado
1 cebola doce picada
1 colher de sopa de sementes de girassol
1 colher de sopa de sementes de abóbora
225g de farinha de trigo sem fermento
2 colheres de chá de fermento

Modo de preparação:
Pré-aquecemos o forno a 180ºC. Untamos um tabuleiro de queques.
Na taça da batedeira eléctrica, batemos os ovos e a bebida de soja.
Adicionamos a abóbora ralada, o queijo e a cebola.
Peneiramos para a mesma taça, a farinha e o fermento.
Batemos bem até todos os ingredientes estarem bem incorporados.
Por fim, adicionamos as sementes com uma colher de metal.
Enchemos os buraquinhos das formas até cerca de dois terços e levamos ao forno durante 25 minutos.
Deixamos arrefecer nas formas durante cinco minutos.
Depois de desenformamos sobre uma rede própria.

Sem comentários