Tarte de Laranja

Regresso ao Blogue. Depois de mais uma hibernação de meses. Tem sido complicado manter a regularidade que gostaria neste meu cantinho. Na verdade, nos últimos meses o Reservatório de Sensações tem estado em segundo plano na minha vida. Tenho optado em distribuir o meu tempo por outros assuntos que têm necessitado de respostas urgentes. Não imaginam a quantidade de vezes que já pensei em desistir deste projeto, mas gosto dele de verdade. Com mais ou menos posts, com mais ou menos receitas, a verdade é que este projeto já me acompanha há 15 anos. É algo que nasce do meu coração.

E sabem também o que renasce no meu coração todos os anos? O meu amor pela Primavera. Estação onde sinto que retomo à vida, às boas sensações. Renasço com a natureza. Por isso, talvez seja coincidência ou não, mas se fizerem uma breve pesquisa, vão ver que é sempre a partir de final de fevereiro, início de março que regresso ao blogue com mais afinco, mais vontade e mais inspirações para partilhar. Também já a pensar na Primavera é que trago esta receita. Inspirada nas laranjas de inverno que ainda permanecem em muitos pomares, mas que já pisca o olho aos convívios de família ao ar livre. Espero que experimentem e que partilhem comigo o vosso feedback. E espero que continuem desse lado, mesmo quando a regularidade de conteúdos aqui por estas bandas nem sempre é a melhor.


TARTE DE LARANJA

Tempo de preparação: 90 min. aprox.
Dificuldade: Moderada
Quantidades: 15 fatias

Ingredientes para a massa quebrada:

  • 200g de farinha sem fermento
  • 85g de manteiga em cubos (fria)
  • 1 ovo 


Ingredientes para o recheio:

  • 200ml de natas
  • 100g de açúcar
  • 4 ovos
  • Raspa e sumo de 2 laranjas média 


Modo de Preparação:

  • Num processador de cozinha, colocamos todos os ingredientes, menos o ovo.  
  • Picamos até obtermos uma consistência areada.  
  • Adicionamos o ovo, lentamente até obtermos uma bola uniforme.  
  • Envolvemos a massa em película aderente e levamos ao frio durante 30 minutos.  
  • Numa bancada enfarinhada, esticamos a massa com a ajuda do rolo de cozinha, até obtermos uma espessura de 5mm, aproximadamente.  
  • Forramos a tarteira. Picamos o fundo com um garfo. Reservamos.
  • De seguida preparamos o recheio. Numa taça juntamos as natas, o açúcar e batemos ligeiramente. Lentamente adicionamentos os ovos, um a um.  
  • Batemos bem com uma vara de arames, até os ingredientes ficarem bem incorporados.  
  • Juntamos, a raspa e o sumo de laranja. Envolvemos bem.   
  • Vertemos a mistura na tarteira previamente forrada com a massa.  
  • Levamos ao forno a 160.Cº durante cerca de 35 a 40 minutos.


Sem comentários