Bolo de Chocolate, Creme Pasteleiro e Cobertura de Queijo Creme

Lembro-me que na minha infância uma das minhas sobremesas preferidas era muito, muito simples e envolvia belas e suculentas romãs. Sempre que chegava o outono, era o meu avô paterno que me preparava esta delicia. Ele colhia as romãs no quintal, abri-as, com muita precisão soltava as bagas vermelhas para dentro de uma tigela e cobria-as com enormes colheres de açúcar. Como eu adorava aquela mistura de ácido com o doce. Hoje em dia seria impensável voltar a degustar esta sobremesa. Estamos todos conscientes dos malefícios do açúcar. Mas naquela altura, este manjar tão singelo sabia tão bem.




Actualmente, são várias as romãzeiras que plantámos no "meu" campo. Quando nos presenteiam com os seus frutos redondos, aproveitamo-los para fazer sumo natural, que possui elevados poderes antioxidantes. Confesso que o acho bastante ácido, mas diluído em água é bastante agradável.

Mas eu não sou a única da família apaixonada por este fruto. Existe alguém que se gaba que não apanha uma gripe séria há anos, devido ao poder natural das romãs. Por isso, sempre que chega o seu aniversário, deixo-me levar pela inspiração desta verdadeira explosão de cor outonal. A meu ver acho que ele, o meu pai, fica sempre contente.



Bolo de Chocolate
1 e ¾ chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
3 colheres de chá de fermento
½ Chávena de chocolate em pó
½ chávena de óleo
¾ de chávena de água quente
6 ovos

Separamos as gemas das claras. Batemos as claras em castelo e reservamos. Numa taça juntamos as gemas e o açúcar e incorporamos bem até obtermos uma mistura fofa. Adicionamos o óleo. Misturamos tudo com a batedeira eléctrica. Juntamos a farinha e o fermento e batemos. Adicionamos o chocolate dissolvido previamente na água quente. Depois de todos os ingredientes estarem bem incorporados, juntamos aos poucos esta mistura às claras batidas em castelo. Deitamos a massa numa forma untada e levamos ao forno, previamente pré-aquecido a 160ºC, durante cerca de 45 minutos.

Creme Pasteleiro
(baseado na receita de Rosa Cardoso, autora do blogue Be Nice, Make a Cake)

400ml de leite
100gr de açúcar
35gr de farinha
10gr maizena
2 ovos
casca de laranja e de limão

Levamos o leite a ferver com as cascas de laranja e de limão. Numa taça diferente, juntamos todos os outros ingredientes e mexemos até obtermos uma mistura pastosa. Após o leite ferver, juntamo-lo aos poucos no preparado anterior. O objectivo passa por temperar a mistura sem cozer os ovos. Levamos novamente a lume brando até o preparado engrossar ligeiramente. Depois de retirarmos do lume, devemos tapar com película aderente, mesmo colada à superfície do creme, de forma a evitar que este ganhe uma crosta por cima.

Cobertura de Queijo Creme
200gr de queijo mascarpone
125gr de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
350gr de açúcar em pó

Juntamos todos os ingredientes na taça da batedeira e batemos tudo até obtermos uma textura cremosa e homogénea. Depois de cobrir o bolo podemos finalizar com o topping desejado. Neste caso utilizei bagos de romã e frutos secos partidos grosseiramente.


3 comentários

inês do crasto disse...

Uma bela homenagem :) o bolo ficou super bonito e gosto da conjugação de sabores. Eu gosto moderadamente de romã... sinto que dá demasiado trabalho a preparar para o prazer que me dá a comer... (o sumo também é óptimo) já o meu irmão do meio é o contrário, devora a coisa, mas também é a minha mãe que lha descasca!! Nunca provei com açúcar, já que em minha casa nem nos morangos nos deixavam por pitada, e mesmo chá e café nunca consegui beber com açúcar (apesar de ser viciada em outros pecados mega doces...) mas também não soa mal ahah!
Beijinhos e uma boa semana.

Ana disse...

Olá Inês. Muito obrigada pelo comentário. Eu sou super gulosa. Talvez por causa desta infância recheada de açúcar. Adoro tudo o que seja doce. Claro que hoje em dia tento ter bastante cuidado, mas mesmo assim confesso que muitas vezes me deixo levar. Um beijinho e boa semana :)

Unknown disse...

Yeahhhhh! Acho que encontrei a receita que estava a precisar :D Um bolo bonito e delicioso para um aniversário que está a chegar :)