Bolo de Azeite, Alecrim e Mel


Há uns tempos, uma pessoa linda de um projeto ainda mais lindo que está a nascer numa região lindíssima de Portugal (sim, já perceberam que não vou revelar), perguntou-me se eu tinha receitas cujo ingrediente principal fosse o Azeite. Aprontei-me a olhar para o blogue com entusiasmo e vontade em ter as minhas receitas associadas ao seu projeto. 

Qual foi o meu espanto quando percebi que, apesar de adorar azeite (não sei se já me acompanhavam mas houve uma altura que eu e o meu marido fazíamos provas de azeite) não tenho desenvolvido receitas que elevem este ingrediente a protagonista. O que claro tem de mudar. 

Começo com este Bolo de Azeite, Alecrim e Mel que foi uma bela surpresa para mim. Quase que posso dizer que é o mediterrâneo num bolo. O sabor aromática do alecrim funde-se perfeitamente com a riqueza do azeite. E o mel dá um toque guloso ao bolo. Para mim, esta pequena delícia transporta-me para o meu campo. Nele vejo as oliveiras plantadas pelos avós, aquelas de onde colhemos recentemente o ouro liquido que usei neste bolo. Vejo também as abelhas dos apicultores vizinhos que se deliciam nas flores silvestres que vão crescendo no prado e que generosamente nos oferecem frascos maravilhosos de mel todos os anos. Vejo ainda o alecrim que rodeia os canteiros e que nos seduz com o seu aroma intenso. Tenho muito carinho por esta receita como podem sentir. 

Espero que experimentem e que vos traga também boas memórias. 




Bolo de Azeite, Alecrim e Mel

Tempo de preparação: 1h15
Dificuldade: Fácil
Quantidades: +/- 12 fatias

Ingredientes para o bolo:
160ml de azeite virgem extra
2 iogurtes gregos naturais
3 ovos
1 pé de alecrim (só as folhas)
310g de farinha sem fermento
2 colheres de chá de fermento
½ colher de chá de bicarbonato de sódio

Ingredientes para a cobertura
5 colheres de sopa de mel (bem cheias)
75g de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de sumo de limão. 

Modo de preparação:
  • Pré-aquecemos o forno a 170ºC.
  • Numa taça colocamos o azeite, o iogurte, os ovos e batemos com a batedeira elétrica até obtermos uma massa homogênea.
  • Adicionamos as folhas do alecrim, bem picadas ao ponto de serem quase imperceptíveis em termos de textura na massa. Juntamos também os ingredientes secos.
  • De seguida, batemos bem numa velocidade baixa durante cerca de 2 minutos ou até todos os ingredientes estarem bem ligados.
  • Vertemos a massa na forma, previamente untada.
  • Levamos ao forno cerca de 45 minutos, ou até que um palito inserido no bolo saia seco.
  • Deixamos arrefecer na forma.
  • Preparamos a cobertura: Levamos os ingredientes a lume brando, mexendo sempre até que a manteiga derreta e o açúcar se dissolva. . Assim que a mistura ganhe uma consistência tipo caramelo, podemos verter por cima do bolo.



Sem comentários