Bolo de Limão e Sementes de Papoila


Depois de um 2020 e 2021 com muitas partilhas por aqui no blogue, 2022 foi um ano fraco para este cantinho. A falta de tempo para partilhar conteúdos mais longos, a pressão para disponibilizar conteúdos rápidos nas redes sociais, as dificuldades em lidar com os tratamentos de PMA, a falta de vontade de chegar a casa depois do trabalho e pegar novamente no computador para editar e escrever as receitas e a falta de inspiração. Tantos motivos me afastaram do blogue e me levaram a procrastinar em tantas coisas, hobbies e situações que me fazem feliz. Como vai ser o ano de 2023?

Muito honestamente, não sei. Quem me conhece do que vou partilhando nas redes sociais, sabe que o Reservatório de Sensações é um hobby na minha vida. Um hobby que eu gosto muito, mas que ocupa apenas uma camada das tantas camadas que me compõem. Há a Ana Assessora de Imprensa, a Ana agricultora, a Ana viajante, a Ana amiga, mulher, mãe de uma "cãomiúda" linda e a Ana Sonhadora. Tantas camadas a que quero dar resposta. Sendo que em 2023, acima de tudo, quero assumir o compromisso com a Ana que precisa de mimo, de descanso e de uma palavra carinhosa ao final do dia. Já chega de me estar sempre a colocar em situações de constante stress, de me cobrar mais produtividade, mais projetos, mais cuidados aos outros, de ser sempre super exigente comigo a nível físico e psicológico. Em 2023, quero aprender a descansar sem culpa, quero aprender a contemplar a passagem do tempo sem ansiedades e sem correrias. 

Se irei publicar muito ou pouco neste meu cantinho, não sei. Não vos sei dizer. Mas de uma coisa tenho a certeza, o blogue muitas vezes tem o dom de ser um escape perfeito ao dia-a-dia, uma bolha de oxigénio. Portanto, estará sempre aqui, mais ou menos atualizado, mas estará sempre presente na minha vida. E espero eu, com conteúdos que vos possa interessar. 

Espero que 2023 seja um ano que vos inspire. Mas que acima de tudo vos permita encontrar o rumo que vos dê felicidade.



Bolo de Limão e Sementes de Papoila

Tempo de preparação: 60 minutos
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 10 fatias

Ingredientes bolo:
  • 100g de manteiga
  • 150g de açúcar
  • 4 ovos
  • 250g de farinha de trigo s/fermento
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • Raspa e sumo de 1 lima e de um limão (médio)
  • 1 colher de sopa bem cheia de sementes de papoila
Ingredientes calda:
  • 100ml de água
  • Casca de 1 limão
  • 100g de açúcar
Modo de preparação:
  • Pré-aquecemos o forno a 180.ºC.
  • Derretemos a manteiga.
  • Na taça da batedeira elétrica, colocamos a manteiga, o açúcar e os ovos.
  • Batemos até obtermos um creme fofo.
  • Adicionamos a farinha, o fermento, a raspa e o sumo da lima e limão.
  • Misturamos bem até incorporar todos os ingredientes.
  • Por fim, juntamos as sementes de papoila e mexemos ligeiramente com uma colher.
  • Deitamos a massa na forma previamente preparada.
  • Levamos ao forno cerca de 45 minutos ou até a massa crescer e ficar dourada e firme ao toque.
  • Devemos preparar a calda enquanto o bolo se encontra no forno.
  • Colocamos todos os ingredientes numa pequena caçarola.
  • Levamos a lume brando. Mexemos até o açúcar se dissolver.
  • Retiramos do lume e deixamos a infundir.
  • Assim que retiramos o bolo do forno, furamos a superfície com um palito ou os dentes de um garfo.
  • Vertemos a calda por cima, já sem as cascas de limão.
  • Deixamos o bolo arrefecer. Desenformamos.
 






Sem comentários