Banana and Chocolate Bread


Traduzir ou não traduzir o nome desta receita? Eis a questão. Tenho sempre alguma dificuldade em decidir se o devo ou não fazer. Por um lado sou apologista de traduzirmos as palavras, frases, expressões para português sempre que tal é possível. Não por uma questão de pedantismo ou nacionalismos exacerbados, mas sim por uma questão de acessibilidade. Sei que a maioria das pessoas que me seguem não se sentem tão à vontade com línguas estrangeiras. Especialmente a minha mãe que me dá sempre na cabeça quando decido enveredar por estrangeirismos. Por outro lado, neste caso em concreto, sinto que traduzir Banana and Chocolate Bread para Pão de Banana e Chocolate é uma falácia. Isto claramente não é um pão, mas sim um bolo. E dos bons. 




Eu sei, estou a perder tempo com dúvidas que nada acrescentam à receita. Mas não têm também essa dúvida? Enfim, de uma coisa tenho a certeza absoluta, esta é uma receita deliciosa. Banana e chocolate juntos resultam num pecado guloso ao qual é difícil resistir. Além disso, esta receita é ideal para aproveitar aquela banana madura que fica sempre esquecida na fruteira. Portanto, uma receita que também convida a evitar o desperdiço. O melhor de dois mundos. E pensar que há alguns anos eu detestava todas as receitas que pudessem levar banana. Ainda bem que vamos crescendo e aperfeiçoando os nossos paladares. 












Banana and Chocolate Bread

Tempo de preparação: 50 minutos
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 12 fatias

Ingredientes:
  • 2 ovos
  • 1 banana grande madura
  • 75g de açúcar amarelo
  • 75g de manteiga derretida
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 200g de farinha
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
  • 50g de pepitas de chocolate negro

Modo de preparação:
  • Pré-aquecemos o forno a 160ºC e untamos uma forma de bolo inglês. 
  • Na taça da batedeira elétrica colocamos os ovos, a banana já esmagada, a manteiga derretida e açúcar.
  • Misturamos bem até obtermos uma massa sem grumos. 
  • Aos poucos adicionamos a farinha, o chocolate e o fermento, previamente peneirados. 
  • Voltamos a incorporar bem todos os ingredientes. 
  • Transferimos a massa para a forma. 
  • Distribuímos, por cima da massa, as pepitas de chocolate. 
  • Levamos ao forno cerca de 35 a 40 min. 
  • Retiramos do forno e deixamos arrefecer na forma cerca de 10 minutos. 
  • Transferimos para uma rede arrefecimento.







Sem comentários