Bolo de Laranja com cobertura de açúcar

Já devem ter percebido que sou fã de bolos simples. Não é que não gosto de experimentar novos sabores, novas técnicas, mas tenho cá para mim que são os bolos menos complexos que nos transportam para as memórias mais docinhas. Durante muito tempo pensei sobre isto. Porque é que tinha esta ideia? Porque é que um bolo de três andares, com recheios diferentes, camadas alternadas entre esponja e crocante não tinham em mim o mesmo efeito que um simples bolo de laranja, mal-amanhado, sem qualquer ponta de conteúdo instagramável? A resposta é na verdade tão simples quanto a receita que hoje partilho convosco. Era com bolos simples que a minha avó me adoçada nos dias de birra em que não queria ir para a escola, ou que a minha mãe aquecia os dias frios quando a neve se sobreponha às rotinas, ou que a família se divertia mais a gladiar pela última fatia numa chinfrineira desenfreada.  Grande parte das nossas memórias estão povoadas de sabores, cheiros associados a comidas especificas. E pelos vistos as minhas memórias vivem entrelaçadas com o aroma de bolo de laranja acabado de sair do forno e ao quente de conforto de uma bela chávena de infusão de cidreira. Portanto, a receita deste bolo é do mais simples possível, mas espero que vos faça viajar para sensações felizes, tal como faz comigo.





Bolo de Laranja  

Tempo de preparação: 50 minutos
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 10 fatias

Ingredientes bolo:

  • 3 ovos
  • 125g de manteiga
  • 100g de açucar
  • 300g de farinha sem fermento
  • 200ml de sumo de laranja
  • 4 colheres (rasas) de chá de fermento
  • Raspa de 1 laranja

Ingredientes cobertura:

  • 300g de açúcar em pó
  • 4 colheres de sobremesa de sumo de laranja.

Modo de preparação:

  • Colocamos a manteiga, a raspa de laranja e o açúcar numa caçarola. Levamos a lume brando e mexemos até a manteiga derreter. Deixamos arrefecer um pouco. Batemos os ovos com a mistura de manteiga e açúcar, até obtermos uma mistura mais espessa. Juntamos o sumo e misturamos. Adicionamos a farinha e o fermento, previamente peneirados. Misturamos com uma colher de pau até os ingredientes estarem ligados. Deitamos a massa numa forma de 20cm de diâmetro sem buraco, previamente untada. Levamos ao forno a 160ºC, durante cerca de 30 minutos, ou até o bolo estar cozido (usar o teste do palito). Deixamos na forma durante 10 minutos antes de desenformarmos. Colocamos numa rede para arrefecer. 
  • Numa tigela juntamos o açúcar em pó e o sumo de laranja. Misturamos até obtermos um molho espesso. Cobrimos o bolo a gosto.

 





Sem comentários