Pão de Matcha com Sementes e Aveia [De quarentena com ... #3]


Quem me conhece, sabe que não sou esquisita no que toca a prendas. Talvez porque tenha sido ensina a ser grata pela atenção que as pessoas me oferecem, e também porque sou muito fácil de agradar. Adoro livros, adoro culinária, adoro experiências, adoro ser surpreendida, adoro conhecer coisas novas, adoro saber o que as pessoas imaginam que eu possa gostar. E porque é que falo de prendas? Porque este novo artigo “De Quarentena com…” resulta de um livro com o qual o meu marido me presenteou no Natal passado.  “Receitas à volta do chá” de Maria Ana Silva Vieira. Um livro que desconhecia, mas que tinha mesmo de entrar na minha vida. 

Beber chá já faz parte das minhas rotinas há alguns anos. O meu acordar só acontece plenamente depois de uma bela chávena de chá, geralmente um chá aromatizado com frutos exóticos. E ao longo do dia, são várias as ocasiões em que acompanho o trabalho com esta bebida quente e repleta de vitalidade. De alguns tempos para cá, tenho me aventurado a usar chá em algumas receitas de pastelaria, mas nunca me tinha passado pela cabeça cozinhar com ele plenamente. Pratos salgados, doces, chás quentes ou frios, smoothies, há tanto para descobrir e experimentar. E o livro “Receitas à volta do chá” abre-nos a apetite a experimentar receitas diferentes, mas que têm tudo para serem deliciosas. 


Mas este não é apenas um livro de receitas, a Maria Ana partilha connosco um pouco do seu conhecimento sobre chás, sobre a forma de os prepara, sobre a sua história. 

E eu confesso-vos uma coisa, assim que li a sua apresentação, percebi que não me importava de passar uma quarentena com ela (uma quarentena saudável, já sabem). Isto porque a Maria Ana é Sommelier de Chá, com certificação internacional (Até há bem pouco tempo só tinha ouvido falar de Sommeliers de Bebidas Alcoólicas.) Uma profissão bem diferente, sobre a qual acredito terá muito para contar a partilhar. 

Gostaria de ouvir mais sobre a estética, delicadeza, viagem que se pode servir numa chávena de chá. Para já, enquanto me vou aventurando no seu livro, e nos seus conhecimentos, partilho a primeira receita que experimentei e que adaptei ligeiramente. Algum dia tinham pensado em confecionar Pão de Matcha? Experimentem que vale a pena.



Pão de Matcha com Sementes e Aveia

Tempo de preparação: 100 min. aprox.
Dificuldade:
Fácil
Quantidades:
para 12 fatias

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de matcha
  • 500g de farinha
  • 1 saqueta de 7g de fermento de padeiro seco
  • 300ml de água morna
  • 1 colher de sopa de sementes de girassol
  • 2 colheres de sopa de flocos de aveia

Modo de Preparação:

  • Numa taça juntamos a matcha, a farinha e o fermento.
  • De seguida vertemos a água morna e amassamos muito bem.
  • Acrescentamos as sementes de girassol e amassamos novamente.
  • Deixamos a levedar num local seco e quente.
  • Rolamos a massa pelos flocos de aveia, para criar uma espécie de crosta.
  • Pré-aquecemos o forno a uma temperatura de 180ºC.
  • Colocamos a massa dentro de uma forma de bolo inglês, previamente polvilhada com farinha.
  • Levamos ao forno cerca de 30 minutos.

 


Sem comentários