Bolo de Iogurte, Limão, Kumquat e Framboesas

 

Tenho ouvido dizer que o mês de Janeiro tem por hábito ser um longo ano, de dias intermináveis, de ritmos frenéticos que se desenvolvem em loop. O cinzento dos dias longos de Inverno profundo, o retomar das rotinas depois das paragens que as festas de natal e ano novo nos permitem contribuem para esta sensação. Uma sensação a que eu não sou alheia. Sinto-me sempre a hibernar em Janeiro. Por mais actividades que desenvolva, por mais que estique os dias em horas de trabalho, por mais que a passagem de ano traga aquela ideia de renovação, Janeiro é um mês de recolhimento, de dias em que a chuva necessária para manter os campos verdes adormece a vontade de agarrar os planos e objectivos de frente.


Por isso, espero sempre com ansiedade por Fevereiro, pelo mês que é o oposto de Janeiro. Curto, directo e que abre caminho sempre em frente até à Primavera. Uma das estações que mais me inspira. Não me interpretem mal, gosto de cada estação, gosto da chuva, gosto do sol, de todos os elementos necessários ao equilíbrio nesta vida. Mas tal como no final do outono, já anseio pelo Inverno, as suas mantinhas, os seus chás quentes, também no final do inverno desejo ser bafejada pelos dias luminosos, de vida ao ar livre que a Primavera me traz. Claro que este ano, confesso, que com a pandemia e o confinamento, este Janeiro teve um sabor mais amargo. Teve para mim e para todos nós com certeza. Portanto, acho que também é legitimo procurar esperança em dias mais soalheiros, que nos permitirão teletrabalhar nas varandas.

Quero acreditar que este Fevereiro, terá o condão de nos maravilhar positivamente. E por isso, hoje partilho convosco uma receita que me lembra a Primavera, que me lembra a minha micro-horta e as suas colheitas, que me lembra dias simples passados em família, que me lembra o amor. Além disso, é uma receita que nunca falha. Acho que nos dias que correm, de tanta imprevisibilidade, precisamos de mais receitas destas.

Bolo de Iogurte, Limão, Kumquat e Framboesas
(Receita inspirada no blogue What's Gaby Cooking)

Tempo de preparação: 75 min. aprox.
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 10 fatias

Ingredientes para o bolo:

3 ovos
¾ de chávena de açúcar

1 iogurte grego natural

1 colher de sopa de framboesa em pó (usei da marca D’Aguião)

1 colher de sopa de raspa de limão

Sumo de 10 kumquats

½ chávena de bebida de soja

2 chávenas de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento

Ingredientes para o syrup de limão:

3 colheres de sopa de sumo de limão
3 colheres de sopa de açúcar refinado

 Ingredientes para a cobertura:
½ chávena de açúcar em pó

3 colheres de chá de sumo de kumquat

Modo de preparação do bolo:

Com a ajuda da batedeira eléctrica, batemos os ovos juntamente com o açúcar, a framboesa em pó e a raspa de limão.
Adicionamos o iogurte, a bebida de soja e o sumo de kumquat.

Por fim, juntamos a farinha e o fermento. Mexemos até incorporar bem os ingredientes secos.

Vertemos a mistura numa forma de bolo inglês, previamente untada e enfarinhada.

No topo da massa colocamos as framboesas a gosto.

Levamos ao forno, previamente aquecido a 160Cº, durante 50 minutos.

Deixamos o bolo arrefecer durante cerca de cinco minutos e depois transferimos para uma rede de arrefecimento.

Modo de preparação do syrup de limão:

Numa panela pequena, juntamos o sumo de limão e o açúcar.
Levamos a lume brando até o açúcar dissolver e obtermos uma calda. Leva mais ou menos 2 minutos.

Pincelamos o bolo ainda quente com este syrup

Modo de preparação da cobertura:

Numa tigela pequena misturamos o açúcar em pó e o sumo de kumquat.
Quando o bolo estiver completamente frio, cobrimos com esta mistura.

 


Sem comentários