Brownie de Batata-doce [ De quarentena com...#2]




No ano passado, na altura do primeiro confinamento, lancei aqui no blogue a rubrica “De quarentena com…”. Uma forma de aligeirar o momento que vivíamos, ao mesmo tempo que dava a conhecer pessoas que sigo e das quais admiro o trabalho/partilhas que vão desenvolvendo nas redes sociais e receitas que podem estar ligadas a essas pessoas.

Com o regresso ao trabalho presencial, acabei por deixar cair esta rubrica. Bem, a verdade é que sou um bocado inconstante nesta coisa de manter as rubricas no blogue. Porém, parece-me que é o momento indicado para voltar ao “De quarentena com…”, nem que seja para eu me distrair um bocadinho.


E nesse sentido, pensando em pessoas que me podiam acompanhar num confinamento, arrisco a dizer que não me importava nada ter a companhia da pessoa que vos falo hoje aqui no blogue. A Mónica é a responsável pelo blogue Moniq Sweet Treats. Psicóloga, pratica uma alimentação macrobiótica há quase 10 anos, mas acima de tudo transmite uma calma incrível nos seus posts.

Conhecia-a através do Instagram e senti automaticamente um clique com as palavras dela, com as imagens. Sabem quando são invadidos por uma incrível boa energia, uma gratidão imensa pela vida, pela alimentação e o que ela representa? Foi isso que senti com as partilhas soltas, leves, mágicas, carinhosas, pacíficas da Mónica.





Há muito que a Mónica é adepta de uma alimentação equilibrada, pensada em todas as suas camadas, pensada desde a produção dos alimentos até ao que colocamos no prato. Algo que é inspirador e nos coloca muitas questões. Lembro-me há alguns anos, quando li o perfil dela no blogue, experienciei uma clarividência tão grande. 

No perfil ela diz: “Quando cozinho gosto de o fazer em paz, com pensamentos positivos, de corpo e alma, presente no momento.” Não sei como é convosco, mas geralmente, o tempo que passo na cozinha é em stress, a cozinhar para as refeições semanais, sempre em correria, sempre a dividir-me em muitas tarefas, muitos horários. Apesar de adorar cozinhar, nem sempre é uma experiência pacifica. O que cada vez mais acho que tem reflexos na alimentação que desenvolvo e nas consequências que estas têm no meu corpo (e alma).

A Mónica talvez não se aperceba disso, mas tem-me proporcionado uma importante reflexão. E apesar de eu saber que ainda estou longe de repensar todos os meus comportamentos alimentares, sei que foi ela que me colocou mais perto de uma alimentação mais equilibrada em termos físicos e espirituais.

O que não quer isto dizer que tem de ser uma alimentação monótona ou sem cor ou sem doce. Foi no perfil dela de Instagram que descobri a receita maravilhosa de Brownie de Batata-doce. Claro, que como ainda sou uma gulosa, dei-lhe um toque um pouco mais decadente. Abaixo a minha versão, para que se possam lambuzar, em harmonia com os dias, em paz com o mundo. 


Brownie de Batata-Doce

Tempo de preparação: 120 min. aprox.
Dificuldade:
Fácil
Quantidades:
para 8 pessoas (ou para duas gulosas)

Ingredientes:

  • 350g de puré de batata-doce
  • 1 ovo
  • 100g de chocolate em pó
  • 100g de farinha de amêndoa
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de chá fermento
  • 125ml de óleo de girassol
  • 75g de tablete de chocolate negro (70%)


Modo de Preparação:

  • Numa taça, colocar o puré de batata-doce juntamente com o ovo e o chocolate em pó.
  • Misturamos com varinha manual até obtermos uma mistura suave e sem grumos.
  • Juntamos também o óleo de girassol.
  • Adicionamos a farinha de amêndoa, a farinha de trigo e o fermento. Misturamos bem.
  • Por último adicionamos o chocolate negro grosseiramente partido.
  • Colocamos numa forma devidamente forrada com papel vegetal.
  • Levamos ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos. 
  • Depois de frio, polvilhar com pó de framboesa (geralmente uso da marca D'Aguião)



1 comentário

Camila Faria disse...

UAU, ficou lindo demais (e imagino que gostoso também), parabéns!
Adoraria um pedacinho... :)