Scones de Abóbora e Queijo Cheddar


Em 2018, a primeira receita que partilhei aqui no blogue foi uma receita de scones. Uma receita simples, fotografada em cinco minutos no meu adorado campo. Uma receita que me soube pela vida, mas que na altura não achava que iria merecer a vossa atenção. Mas na verdade foi uma das receitas mais vistas e fez com que muita gente nova chegasse aqui a este cantinho, fez com que eu tivesse de sair da minha zona de conforto e conhecer foodbloggers que tanto admiro. Bem, talvez não tenha sido só esta primeira receita de 2018 a tornar o ano tão bom, mas de facto ajudou. 

Como sou supersticiosa e como acho que todos nós merecemos um ano melhor do que foi 2020, organizei-me de modo a iniciar os posts de 2021 novamente com uma receita de scones, fotografados no meu querido campo. Nunca se sabe, pode ser que ajude.



A mim, esta receita e estas fotos, ajudam-me a perceber as paixões que quero muito continuar a privilegiar em 2021.

A vida no campo continua a ser a minha força inspiradora. Sinto um apelo cada vez maior pela vida campestre, pela agricultura, pelo poder da terra e da mãe natureza. Um chamamento que é renovado a cada estação, a cada sementeira da primavera, a cada rega fresca de Verão, a cada colheita de outono ou a cada geada pesada do Inverno.

No ano passado, parte dos produtos que coloquei na mesa vieram da quinta dos meus pais. E isso soube-me pela vida.

Aproveitámos a pandemia, para nos isolarmos na quinta e requalificarmos parte dos terrenos que estavam de monte. Foram momentos preciosos, num ano tão repleto de notícias indesejadas.



Numa altura em que cada vez mais o mundo se torna num lugar estranho e perigoso, acho que cuidar seja da terra, seja dos meus, seja da minha comunidade será o verbo mais importante de 2021.  

 Portanto, esta receita que hoje partilho convosco e com a qual aproveito para vos desejar um excelente ano novo, é também um manifesto de amor e de protecção.


 

Scones de Abóbora e Queijo Cheddar
(Inspirada numa receita de Joana Costa Roque)

Tempo de preparação: 50 min. aprox.
Dificuldade: Fácil
Quantidades: para 15 scones

Ingredientes:

  • 400g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 200g de puré de abóbora
  • 65g de manteiga à temperatura ambiente
  • 50g de queijo cheddar finamente picado
  • 100ml de bebida de soja
  • 1 pitada de noz moscada
  • 1 pitada de pimenta da Jamaica 

Modo de preparação:

  • Numa taça, misturamos a farinha de trigo, o fermento, a noz moscada, a pimenta e o queijo cheddar.
  • Juntamos a manteiga aos ingredientes secos e com a ponta dos dedos misturamos. Acrescentamos o puré de abóbora e a bebida de soja.
  • Amassamos bem com as mãos até obtermos uma massa que se descola das paredes da taça.
  • Se quisermos podemos amassar um pouco numa bancada polvilhada com farinha.
  • Com uma massa formamos uma bola, que deve depois ser achatada.
  • Cortamos a massa em discos mais pequenos, com cerca de dois centímetros de altura.
  • Colocamos os scones num tabuleiro forrado com papel vegetal.
  • Pincelamos com bebida vegetal. 
  • Levamos ao forno, previamente aquecido a 160ºC, durante cerca de 20 minutos


Sem comentários