Bolo de Courgette, Bacon e Cheddar

Hoje enquanto caminhava para o trabalho, parei para observar um gato. Ultimamente, não costumo abrandar o passo, assim que abandono o carro em direcção às rotinas laborais. Com os horários acelerados, de manhã chego sempre às justas. Apesar do passo largo, os olhos vão sempre atentos à realidade, aos pormenores que compõem o iniciar do meu dia. O telemóvel arrumado no bolso para que, mesmo na lufa-lufa, não haja distracções do que me acompanha até me fechar no escritório. Hoje, tive mesmo de pausar a dança matinal. 

A passadeira de folhas amarelas das tílias que embelezam a cidade estendeu-se sob os meus pés. Ao longe um gato cinzento pousado em cima daquele cenário outonal. Sentado majestosamente, como só os gatos conseguem fazer. Os olhos fechados, a absorver o único raio de sol que incidia naquele lugar. Alheado na sua bolha pacífica e tranquila. 

Naquele momento, por breve minutos, aquela imagem teletransportou-me para a minha infância. Para as manhãs de outono que se iniciavam, no Terraço dos avós. Eu sentada a banhar-me no sol dourado, com as folhas outonais a rodear os meus pensamentos. Provavelmente não teria o ar majestoso daquele gato (de certeza que não tinha), mas tinha o ar pacífico, tranquilo do bichano. O calor do sol, a beleza das folhas e o tempo parado a meu favor, para minha inspiração interna. Era assim que começava as minhas manhãs, alheada de tudo, mas a viver cada pormenor que o mundo colocava no meu caminho. Acho que mesmo não sabendo o que era meditação, era isso que eu fazia todas as manhãs. 

Naqueles instantes que me pareceram horas, deixei-me estar absorta naquela imagem e nas memórias que me assaltaram o coração e a alma.  


Bolo de Courgette, Bacon e Cheddar
(Receita inspirada na Revista Delicious Australia e confeccionada ao som de... Ouvir Aqui)


Tempo de preparação: 40 min. aprox.
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 20 quadradinhos

Ingredientes:
  • 5 ovos
  • 180g de farinha sem fermento
  • 1 colher de chá de fermento
  • 300g de courgette ralada grosseiramente
  • 50g de cebola doce picada
  • 50g de cebola roxa picada
  • 150g de bacon picado grosseiramente
  • 75g de queijo cheddar ralado

Modo de Preparação:
  • Pré-aquecemos o forno a 160ºC.
  • Untamos uma forma quadrada ou rectangular.
  • Numa taça grande, batemos ligeiramente os ovos até que estes fiquem bem ligados. Adicionamos a farinha e o fermento e mexemos para incorporar. Juntamos a courgette, as cebolas, o bacon e o queijo e envolvemos suavemente.
  • Vertemos a massa na forma previamente preparada. 
  • Levamos ao forno cerca de 30 minutos.


Sem comentários