Doce de Courgette

Os dias por estas bandas têm sido muito semelhantes. Horas e horas de trabalho interminável, somam-se numa matemática um pouco estranha. Quanto mais subtraio à lista de tarefas, mais as responsabilidades se multiplicam. O que não me tem permitido dividir o tempo pessoal pelos meus hobbies ou planos que tinha traçado para este mês.

Tinha previsto partilhar convosco no dia do equinócio um ebook (ou algo parecido) dedicado especialmente a compotas. Com as receitas das que habitualmente faço e das que tenho descoberto tendo em conta os produtos que têm nascido na horta. Mas o projeto ficou a meio. Fiquei muito frustrada, como devem calcular. É tempo que invisto do lado de cá, que depois nunca chega a ver a luz do dia. São ideias bonitas que vou magicando e que nunca consigo partilhar.

Depois da frustração, veio a aceitação. As coisas são como são. É muito bonito sonhar, mas o blogue não é o meu trabalho, do qual ganho dinheiro e asseguro a minha sobrevivência. Por isso, tenho de aceitar que há alturas assim em que o blogue vai ficando para segundo…vá…décimo plano.


Porém, não queria deixar passar o início do Outono, sem partilhar convosco a receita de uma compota que foi para mim uma agradável surpresa.  Como sabem, este ano, com a horta na quinta dos pais, colhemos imensas courgettes. Grandonas e saborosas. Uma delas virou compota. Mas daquelas boas, que combinam com quase tudo. Espero que gostem, tanto quanto eu, desta receita.

Doce de Courgette
(Inspirado numa receita da revista Delicious Food)

Tempo de preparação: 55 min. aprox
Dificuldade: Fácil 

Ingredientes:

  • 1kg de courgettes
  • 750g de açúcar
  • 2 paus de canela
  • 1 limão

 Modo de Preparação:

  • Lavamos as courgettes, descascamos e cortamos em cubos pequenos. Colocamos num tacho.
  • Juntamos o açúcar, os paus de canela, a raspa e o sumo do limão.
  • Deixamos no lume durante cerca de 40 a 50 minutos. Mexemos ocasionalmente.
  • Retiramos os paus de canela e a raspa de limão.
  • Trituramos o doce com a varinha mágica.
  • Vertemos para dentro de frascos previamente esterilizados.


Sem comentários