Gelado de Amendoim e Chocolate



Último dia de Agosto de primeiro dia de regresso ao trabalho. Juntando dias de férias e folgas, estive quase um mês afastada das lides laborais. Depois de uma quarentena de trabalho frenético, muitas vezes mais de 10 horas diárias, confesso que esta pausa soube a ganhar a lotaria. Pausar é necessário. Para a saúde mental, para a harmonia familiar, para que o mundo pessoal possa respirar, organizar-se e evoluir. 


Tenho consciência que muitos portugueses devido às alterações que a Covid trouxe ao mundo profissional, viram os seus dias de férias trocados, alterados, manipulados. O que é verdadeiramente uma treta. Vivemos tempos estranhos e todos temos de contribuir positivamente, o que implica também uma grande capacidade de adaptação e de cedência. Mas acredito que profissionais motivados serão sempre melhores, mais proactivos e felizes. Por isso, agradeço à minha entidade laboral que conseguiu manter as férias.

No outro dia, a Cláudia do Fengshuicomclaudia partilhava a seguinte máxima: “Descansar é ser produtivo”. Esta frase bateu no meu peito como uma rocha de granito. Quem desse lado já sentiu culpa por se permitir parar? Quem desse lado já sentiu remorsos por viver um dia ou dois de dolce far niente? Infelizmente, eu já. Muitas vezes. Senti que ao parar ou abrandar o meu ritmo estava em transgressão, porque cresci a ser influenciada socialmente pelo verbo produzir, produzir, produzir. A sociedade de hoje, até esta pandemia ter surgido, sempre viviu impacientemente acelerada, ensinou-nos que é preciso fazer acontecer, ter listas e mais listas de ideias, de projectos, de coisas. Que em quanto estamos a concretizar um plano, já devemos estar a pensar noutro. Deitar tarde e cedo erguer. Num completo desequilíbrio entre recursos mentais, emocionais, físicos, etc.

Recorro muitas vezes a este tema, porque de facto tem sido uma luta interna constante. Começo a fazer as pazes. A perceber os meus limites, os limites de quem me rodeia e claro do planeta também. Praticar o verbo estar pode ser bem mais importante do que às vezes pensamos. E acreditem, estas palavras não revelam preguiça ou falta de ambição. Pois acredito e defendo que também devemos aprender a estar mais presentes nos projectos que nos envolvemos, nos planos de desenvolvemos, quando contribuímos para a economia local, nacional, internacional.  Estar presente, com tempo, com questionamento, com reflexão, com contributos positivos. Mas isso só será possível se aceitarmos, como diz a cláudia, que “Descansar é ser produtivo”.

Gelado de Manteiga de Amendoim e Chocolate
(Receita inspirada no livro "Gelados Caseiros" de Linda Lomelino)

Tempo de preparação: 20 minutos de preparação + duas horas
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 500ml

Ingredientes:
chávena de bebida de soja
250g de manteiga de amendoim
70g de açúcar refinado
3 colheres de sopa chocolate em pó
200ml de natas

Modo de Preparação:

  • Aquecemos o leite, o açúcar e a manteiga de amendoim numa caçarola até o o açúcar e a manteiga de amendoim se dissolverem. 
  • Retiramos do lume. Numa taça fria juntamos este preparado com as natas. Levamos ao frigorífico até arrefecer por completo.
  • Deitamos o preparado numa taça própria para ir ao congelador.
  • De 30 em 30 minutos, durante duas horas, batemos o gelado para prevenir a formação de cristais de gelo.
  • Passado essas duas horas vertemos para outra taça e batemos com uma vara de arames para incorporar ainda melhor os cristais de gelo. (Caso possuam uma sorveteira, basta seguir as indicações do fabricante.) 
  • Devemos retirar do congelador 10 minutos antes de servir.

Sem comentários