Receitas da Horta | Bolo de Legumes

O que dizer dos últimos dias? Parece que iniciámos uma guerra, certo? Há dez dias que cá em casa nos mantemos em isolamento voluntário. 

As horas vão passando, oscilando entre uma estranha normalidade de rotinas que se vão adaptando e um aperto no estomago que estrangula as vivências.  

Faltam-me as palavras, talvez por culpa dessa bipolaridade. Mas é inegável, a vida mudou. 

Desde há dez dias que a minha casa passou a ser o meu refúgio e o meu trabalho. Desde há dez dias que vivemos 24 horas sob 24 horas no mesmo sítio, no mesmo ambiente de incerteza. Desde há dez dias que não sinto o abraço dos meus pais ou da minha irmãzita. Dez dias que mais parecem uma eternidade.

Tento-me lembrar das rotinas antes do surto chegar, da última vez que fui almoçar a casa dos sogros, da última vez que passeei a cão miúda na quinta dos meus pais, quais as receitas que eu queria experimentar antes de ficar com os ingredientes reduzidos. E sabem que mais? As memórias fundem-se com a ansiedade e acabam por se assemelhar a uma fotografia desfocada. 

Apetece-me recuar no tempo, aos dias em que me queixava, mas que agora percebo que eram tão simples, tão gentis, tão cheios de vida. 

Mas o tempo não anda para trás. E agora, o importante é manter o foco, numa só coisa, ficar em casa e ajudar o país, ajudar os mais idosos, ajudar as pessoas que estão no grupo de risco (eu incluida), ajudar a que tudo isto passe num instante com o menor dos danos possíveis. 

A receita que partilho hoje foi uma das que ficou prometida logo no início do mês de Março. É óptima em alturas de reaproveitamentos de ingredientes. A última cenoura já meia mole que jazz no fundo do frigorífico, os brócolos que ninguém quer comer, ou aquele fundo da lata de milho cozido. Tudo pode ser aproveitado para esta receita. No meu caso, acabei por usar os brócolos que colhi durante o Inverno. Brócolos super tenros, deliciosos, que me fazem continuar a acreditar que vale a pena ter uma horta, mesmo que seja micro. Espero que gostem desta receita.

Bolo de Legumes

Tempo de Prepração: 70 minutos (+/-)
Dificuldade: Fácil
Quantidade: 10 fatias

Ingredientes:
150g de brócolos
1/2 lata de milho
1 cebola pequena
1 cenoura média ralada
Azeitonas a gosto
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de azeite q.b.
5 ovos
350g de farinha sem fermento
2 colheres de chá de fermento
Queijo parmesão a gosto

Modo de Preparação: 
Picamos a cebola bem picada. Picamos os brócolos em pedaços muito pequeninos. Numa frigideira, colocamos a colher de sopa de azeite e deixamos aquecer. Adicionamos a cebola e deixamos alourar um pouco. Juntamos os restantes legumes e salteamos durante 3 minutos (mais coisa, menos coisa). Enquanto os legumes salteiam, misturamos uma colher de sopa de molho de soja. Retiramos do lume e deixamos arrefecer um pouco. Com a ajuda de uma batedeira, batemos os ovos até obtermos uma mistura fofa e esbranquiçada. Alternadamente, adicionamos os legumes, a farinha e o fermento. Depois de todos os ingredientes bem incorporados, vertemos a massa numa forma de bolo inglês. Por cima da massa colocamos queijo parmesão ralada. Coloquem a quantidade que vos satisfizer. Levamos ao forno, previamente aquecido a 160ºC., durante cerca de 40 minutos ou até dourar. 

1 comentário

Susana disse...

Adoro bolos salgados! E este vai para a minha lista de receitas a experimentar...
Também eu esta semana partilhei um bolo salgado no meu blog - parece que estávamos combinadas ;)

Beijinhos

https://frommyorchidkitchen.blogs.sapo.pt