Viver no Campo | Tarefas para cuidar da Horta e do Jardim em Março

Olá Março, olá dias maiores, olá luz mais brilhante, olá dias mais quentes. Olá Primavera, adeus Inverno. Conseguem sentir o quão perto estamos da nova estação? Conseguem pressentir todas as mudanças que têm acontecido num tão curto espaço de tempo.

Os últimos dias de Fevereiro brindaram-nos com dias quentes, talvez quentes demais para a altura do ano, mas tiveram o condão de iniciar um novo ciclo de vida. Para já só visível nos pormenores. As árvores estão carregadas de flores, os insectos já entoaram os seus cânticos nocturnos, as abelhas começaram a visitar as ainda poucas flores do jardim e eu já assisti a pores de sol mágicos sentada no meu pátio na cadeira maravilhosa que o meu pai construiu.

Tudo tem o seu tempo, o seu compasso neste universo, e não vale a pena apressar as coisas, mas confesso que estou ansiosa pela chegada da nova estação. Por causa da jardinagem e da minha micro-horta.

Apesar de há algum tempo não partilhar esta rubrica convosco, e apesar de o tempo ter sido escasso nos últimos meses, este ano consegui planear melhor a vida que pretendo erguer no meu jardim comestível. Daí o meu entusiasmo. Quero passar dias em redor da horta, a por em prática tudo o que planeei, e tudo o que aprendi no ano passado.

Oficialmente, o meu jardim comestível/ micro-horta entra no terceiro ano de existência, mas na realidade só desde o ano passado é que me dediquei com vontade a produzir os meus próprios alimentos. Tem sido uma aventura boa.


No ano passado cometi muitas asneiras, o que é perfeitamente normal para uma principiante. Tive oportunidade de conhecer melhor a localização onde coloquei os meus canteiros elevados e como isso se reflecte na produtividade, tive a oportunidade de experimentar diferentes marcas de sementes e de procurar os melhores fornecedores de plantas da minha zona. Além disso, foi um ano de partilha das minhas descobertas, com diversas pessoas magníficas que já têm projectos consolidados nesta área.

Portanto, se estão, como eu, ansiosos para voltarem a usar nas vossas refeições alimentos cultivados por vocês, então este mês é decisivo, é agora que têm de dar tudo.

Vamos voltar a encher de vida os nossos jardins, hortas, canteiros e vasos?


TAREFAS PARA CUIDAR DA HORTA E DO JARDIM EM MARÇO
  • Proteger hortícolas mais sensíveis nas zonas de geada;
  • Preparar os canteiros onde se irá semear e fazer plantações definitivas em Abril;
  • Eliminar as ervas daninhas;
  • Transplantar as plantas semeadas nos meses anteriores e que já estejam crescidas para os locais definitivos;
  • Terminar a plantação de árvores ou arbustos de fruto (como por exemplo framboesas, quivis e amoras);
  • Plantar morangueiros;
  • Cuidar dos morangueiros antigos, eliminando as folhas mortas ou doentes;
  • Plantar ou semear em local definitivo as seguintes ervas aromáticas: cebolinho, erva-doce, erva-cidreira, lavanda, majericão, salsa, orégãos, segurelha, tomilho, cominho preto e endro;
  • Semear em tabuleiro, dentro de casa, malaguetas, espinafre, pimentos, tomate, alface, rúcula, beringela, courgete, melão, pepino, tomates e alho-francês;
  • Na horta, de forma abrigada, podemos semear ervilhas de vagem comestível, feijão verde, acelgas, cenouras, agrião, alho francês, beterraba, verdura asiática,
  • Colher brócolos, alho-francês, nabos, couve negra, rabanetes;
  • Proteger as plantas mais sensíveis das geadas;
  • Plantar bolbos e rizomas como: açucenas, amarilis, dálias, jacinto, jarros, etc;
  • Colher amores-perfeitos, túlipas, jacintos;
  • Semear em local definitivo amores-perfeitos, ervilhas de cheiro, capuchinhas, girassóis e zínias
  • Plantar e transplantar roseiras;



Sem comentários