Crumble de Pêra e Chocolate



O tempo por estas bandas tem sido pouco, mas a vontade de comer…bem isso já é outra conversa. Depois de uma primeira semana de quarentena bastante angustiante, em que a fome se eclipsou, seguiu-se uma semana de desejos e vontades avassaladoras. Presumo que isto seja um reflexo claro do estado emergência mental que se vive por estes lados.
Portanto, o único exercício que tenho feito por estas bandas é não sucumbir a todas as vontades gastronómicas que me vão passando pela alma.

Eu vou-vos confidenciar, o problema vai para além dos nervos, e reside também no facto de eu andar a adormecer aconchegada a revistas de culinária. Existem pessoas que acalmam com tisanas, existem pessoas que serenam em sonhos com sabor a chocolate derretido ou textura de pizza italiana. Claramente, eu faço parte do segundo grupo. Talvez os meus sonhos sejam um atentado à saúde, e também ao racionamento de ingredientes em tempo de crise. Mas deixam-me feliz.
Mas uma das vontades a que não consegui mesmo resistir, foi este Crumble de Pêra e Chocolate que me piscou o olho (salvo seja) das páginas da revista francesa Saveur. Ainda bem que decidi experimentar. Entrou para a minha lista de receitas de sobremesas simples, simples, simples mas decadentes.

Hoje nevou, na zona onde resido, e, claro, senti-me "obrigada" a repetir a receita. O cheiro povoou a cozinha com memórias tão boas. Memórias a casa cheia de calorosos abraços, cheia de risos, cheia de conversas boas. 

Chocolate derretido + pera + massa crocante. Esta receita tem todos os ingredientes para aquecerem estes dias incertos. Acreditem.


Crumble de Pêra e Chocolate

Tempo de preparação: 80 min.
Dificuldade: Fácil
Quantidade: Indicado para 4 pessoas

Ingredientes:
3 pêras
1 colher de sopa de limão
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
50g de chocolate negro
100g de farinha de trigo
80g de manteiga à temperatura ambiente

Modo de Preparação:
Pré-aquecemos o forno a 180ºC. Descascamos as pêras e cortamos em pedaços bem pequeninos. Numa taça, misturamos com uma colher de sopa de açúcar, ao limão e reservamos durante 2 hora. Picamos muito bem o chocolate.
Noutra taça, misturamos a farinha, a manteiga e uma colher de sopa de açúcar. Com as pontas dos dedos misturamos, até obtermos uma mistura granulada, tipo areia.
Numa travessa, própria para forno, colocamos as pêras, por cima sobrepomos o chocolate picado, cobrimos com a mistura da farinha. Levamos ao forno cerca de 35 a 40 minutos, ou até a massa ficar dourada. Aconselho a comer quente, com o chocolate a derramar.

Sem comentários