Crepes com Manga Caramelizada


Janeiro brinda-me sempre com dias muito longos, de prazos que deviam ter sido cumpridos ontem, com tarefas que se sobrepõe, com rotinas que nunca mais acabam. Tem sido assim nos últimos anos.

Nos primeiros anos desta nova realidade, confesso que foi algo que me causou alguma angústia existencial, à medida que os prazos laborais se sobreponham às restantes dimensões da vida.

Agora faz parte da vida, tentar equilibrar uma realidade que veio para ficar com a vida familiar, social, etc. Portanto, uma das coisas que tenho feito para aceitar os meus Janeiros sobrelotados de tarefas é não criar expectativas com o início do ano.


Há quem olhe para o início do ano com um livro em branco, eu tenho olhado para janeiro com um mês em que ainda é preciso orientar a vida.

Ginásio, viagens, novos conteúdos para o blogue, experimentar receitas difíceis, planear novos planos…todas essas expectativas ficam a marinar até Fevereiro. Porque todo o tempo tem de ser dividido com as obrigações de adulta e com a família, que é o meu tesouro mais precioso.

Por isso, nas últimas semanas quando saio do trabalho hiberno em casa, a preparar refeições nutritivas, a ler, a deixar de lado as redes sociais e a descomplicar o tempo que passo com os meus mais que tudo.

E com isto, sem quase dar conta, janeiro está a passos largos de terminar. E com isto, sem quase dar conta, os timmings estão ser cumpridos (mais uns de que outros). E com isto, de forma natural tenho respirado. 

Entre um sopro e outro, ainda tem havido tempo para receitas de conforto, simples e práticas, que juntam a família em momentos de lambuzar os dedos. Como estes Crepes com Manga Caramelizada, cuja receita dá para a família inteira. 
Crepes com manga caramelizada

Tempo de preparação: 80 minutos (já a contar com o repouso da massa)
Dificuldade: Fácil
Quantidade: 20 crepes

Ingredientes para a massa:
300g de farinha de trigo sem fermento
6 ovos
500ml de leite
2 colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de açúcar
Óleo de coco

Ingredientes para a manga caramelizada:
1 manga madura
1 colher de manteiga sem sal
4 colheres de sopa de açúcar
Amendoim torrado q.b

Modo de preparação:
Juntamos todos os ingredientes para a massa num liquidificador e processamos bem, até todos os ingredientes ficarem bem ligados. Deixamos repousar durante uma hora. Aquecemos uma frigideira anti-aderente e untamo-la ligeiramente com óleo de coco. Vertemos um pouco da massa para dentro da frigideira e espalhamos bem, para obtermos uma camada fina. Deixamos dourar antes de virarmos ao contrário. Mais ou menos um minuto de cada lado. Não esquecer que quando iniciamos o processo devemos ter a frigideira bem quente. Reservamos e passamos à preparação da manga.

Numa frigideira bem quente colocamos a manteiga. Assim que esta derreter, juntamos a manga. Envolvemos bem na manteiga. Adicionamos o açúcar e deixamos caramelizar. Retiramos da frigideira e vertemos por cima dos crepes. Se gostarem podem picar alguns amendoins torrados e colocar por cima. Para que o pecado da gula seja ainda mais delicioso, podem também juntar uma bola de gelado de baunilha.

Sem comentários