Quem gosta de apanhar cogumelos? Sete dicas para o fazerem em segurança.

Quem desse lado gosta de cogumelos? Cá por casa somos fãs incondicionais deste maravilhoso ingrediente que apresenta um alto valor nutricional, além de que é super versátil e requintado, por isso, pode ser a estrela de diversos pratos. Habitualmente, cá por casa, cingimo-nos ao consumo de cogumelos embalados (que apreciamos menos) ou cogumelos frescos de cultivo, nomeadamente Shitake e cogumelos Marron.

Contudo, os cogumelos que mais gosto são mesmos os selvagens. A minha infância foi povoada de muitas tardes, às vezes dias inteiros, por essas matas fora a apanhar cogumelos. Geralmente, ia com o meu avô paterno, que tinha olho para a coisa. Já a minha avódrasta fazia a melhor bola de cogumelos do mundo. Arrisco-me a dizer que era uma das iguarias que mais apreciava degustar quando era pequena. Infelizmente, nunca aprendi o suficiente para me lançar sozinha na busca de cogumelos selvagens. Na realidade, apesar das boas memórias que guardo, quando era mais pequena esta tarefa aborrecia-me imenso, até porque não tinha jeito nenhum.


Por isso, há muito que andava desejosa de participar em algum workshop ou acção de formação sobre esta temática. E nem de propósito, em Dezembro, apareceu-me a oportunidade de participar numa Caminhada Micológica organizada pela Confraria da Urtiga. De manhã tivemos a oportunidade de efectuar um passeio no meio da floresta, no qual recolhemos algumas cogumelos e sobre os quais o líder da caminhada efectuava uma explicação detalhada. Foi uma experiência incrível. Tanta cor, tanto conhecimento, tanta vida mágica uma floresta pode conter. Percebi o quanto sou ignorante nesta área e como é necessário estar sempre a actualizar conhecimentos relativamente aos cogumelos, uma vez que de ano para ano podem acorrer mudanças ou até novas descobertas científicas.


Apesar de estar na moda colher cogumelos, é bom termos a humildade de perceber que somos sempre ignorantes nesta matéria, que todos os anos há descobertas cientificas que invalidam conhecimento de anos anteriores e que este mundo fantástico dos fungos está sempre em constante mutação. Portanto, partilho quando se lançarem na aventura de colher os cogumelos selvagens, lembrem-se destas sete dicas importantes quer para a vossa a saúde, quer para a saúde do meio ambiente:

1- Apanhar cogumelos selvagens sempre na companhia de alguém que domina bem o tema e que se actualiza sobre ele. De facto, na natureza existem cogumelos semelhantes, que podem induzir em erro uma pessoa que não possua tantos conhecimentos sobre cogumelos. Como todos sabemos existem vários cogumelos venenosos, mortais, por isso não vale a pena arriscar.

2- Apanhar só os cogumelos que conseguimos identificar. Devemos identificar um a um e separar cuidadosamente cada cogumelo que apanhamos. Todos os cuidados são necessários para evitar intoxicações.




3- Para contribuirmos para a manutenção dos habitats e das espécies só devemos colher cogumelos que vamos consumir. Assim evitamos explorar em demasia o ecossistema e também estamos a pensar nas outras pessoas que também devem ter a oportunidade de apanhar e provar também estas pequenas delícias. Tal como não devemos colher cogumelos em fase de desenvolvimento, pois não teremos percepção das características totais desses cogumelos. O que pode levar a confusões desagradáveis. E também não devemos apanhar cogumelos envelhecidos, pois a degradação dos mesmos irá afectar a experiência gastronómica, a identificação da espécie e as alterações tóxicas dos mesmos.

4- Quando colhemos cogumelos, devemos evitar fazer estragos na vegetação envolvente, noutros cogumelos e no solo. Usar ferramentas como ancinhos ou sachos está fora de questão. Devemos apenas usar uma navalha e recolher os cogumelos que estão visíveis.




5- Não devemos depositar os cogumelos que apanhamos dentro de sacos de plástico. Pois a película plástica vai conduzir à condensação de humidade e ao aumento da temperatura, o que vai levar à rápida degradação dos cogumelos. Devemos sim usar um cesto de vime/palha arejado, preferencialmente com espaços abertos, isso irá permitir que alguns esporos caiam no solo à medida que movimentamos o cesto. Além disso, devemos também efectuar a limpeza dos cogumelos logo no local. Dessa forma, não haverá contaminação dos cogumelos com a terra e acabamos por devolver esporos ao solo.

6- Nunca esquecer que os fungos têm capacidade de absorção de diversas substâncias do meio envolvente onde surgem. Substâncias que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Por isso, não devemos fazer colheitas em zonas poluídas, próximas de instalações industriais, bermas de estradas, zonas onde ocorra exploração pecuária ou agricultura não biológica.



7- Evitar consumir cogumelos em exagero. Geralmente, os cogumelos são de difícil digestão. E podem ser tolerados por umas pessoas e não tolerados por outras. Por isso, se devemos ter muita atenção a como o nosso corpo reage quando os consume. Além disso, caso sejam identificados sintomas adversos, deve-se recorrer imediatamente ao médico.

Aproveito ainda este post para mostrar algumas das imagens do almoço de degustação, realizado após a Caminhada Micológica, no Palace Hotel e Spa Termas de São Miguel, em Fornos de Algodres. Aproveito também para partilhar um agradecimento especial à Confraria da Urtiga, pelo maravilhoso momento em torno dos Cogumelos Selvagens, mas também pelo carinho e entrega que depositam em cada evento que organizam. 



Sem comentários