Outubro pode ser um mês bastante bipolar, no que toca a temperaturas e ao clima que se fazem sentir. As noites estão cada vez mais frias, mas os dias continuam a assemelhar-se a uma espécie de Primavera mais dourada e com direito a menos luz. Fazem-se sentir as primeiras chuvas, os primeiros nevoeiros. Nota-se que a vida começa a decrescer na horta. Ou não estivéssemos quase no final das colheitas.
Na micro-horta já encetei os primeiros trabalhos de limpeza. Retirei todas as plantas velhas e que já cumpriram o seu papel. Devo confessar que me custou bastante eliminar os tomateiros da horta. Foram o meu grande orgulho este ano. Mas tudo tem o seu tempo no ciclo da vida da jardinagem. E eu devo agora concentrar-me no futuro, nas novas colheitas e na organização das tarefas que preciso desenvolver.
As limpezas são de facto um dos importantes trabalhos desta altura do ano. Convém retirarmos as folhas secas, as flores já extintas, só assim estaremos a proteger as nossas culturas de uma série de pragas e doenças que podem aparecer nesta época, ou até hibernar escondidos dentro da horta à espera de dias dias mais quentes. Temos de pensar que as tarefas que desenvolvermos agora vão dar frutos na próxima Primavera, vão permitir a boa saúde da nossa horta e jardim. Não quero dizer com isto, que temos de ficar limitados apenas a limpezas e trabalhos de higiene. Também podemos começar a preparar as colheitas e a floração das plantas decorativas de Inverno.
Tem sido uma verdadeira surpresa perceber que o trabalho de um jardineiro/agricultor nunca está terminado. E isso dá uma motivação extraordinária para continuar a investir em novas experiências e acima de tudo continuar a aprender.
TAREFAS PARA CUIDAR DA HORTA E DO JARDIM EM OUTUBRO
- Iniciar as podas moderadas em arbustos de folha persistente.
- Plantar Bolbos de Tulipas, Narcisos, Frésias e outras.
- Semear e plantar flores de Amores Perfeitos e Prímulas.
- Semear e plantar Morangueiros
- Semear/plantar Favas, Alho Francês, Rabanetes, Nabos e Cebolas.
- Plantar couves como Couve-lombarda, Couve-portuguesa, Couve-roxa, Couve-coração.
- Semear Mizuna, Acelgas e Chicória.
- Semear, em tabuleiros ou em vasos, diversas ervas aromáticas como salsa, segurelha, manjerona, endro, coentros, manjericão.
- Se tiverem uma estufa ou um sítio abrigado mais quente, podem semear, em tabuleiros, pimentos.
- Arrancar ervas daninhas, para que elas não se alastrem por todo o lado com as chuvas de inverno. Devem ser arrancadas pela raiz.
- Ter atenção a possíveis pragas.
- Limpar canteiros.
Sem comentários
Enviar um comentário