Crumble de Marmelo e Aveia

Tenho-me apercebido nos últimos tempos, que todos os anos aguardo pelo outono, apenas e só por uma coisa. Talvez estejam a pensar que se trata das temperaturas amenas, ou das bebidas quentes, da roupa mais confy ou os cenários recolhidos mais calorosos. Mas não. Acho que todos os outonos espero que os marmeleiros da quinta se encham de belos marmelos. Estes são a minha fruta de outono preferida, pela sua versatilidade, a sua fragrância, a sua textura inconfundível e por fazerem parte do meu imaginário de infância. São tão belas as memórias que guardo da cozinha dos meus avós, nesta altura do ano, por causa dos marmelos. Todos os anos, a minha avó preparava panelas e panelas de marmelada para a família. O aroma da mistura do doce com o ácido embalava a casa num abraço quente, de conforto. A mesa da sala interior, onde batia o sol todos os dias, era invadida por um mar de taças de todos os feitios e tamanhos. Estavam assim garantidas muitas das prendas de Natal. E principalmente os meus lanches gulosos quando eu chegava da escola. Mas a minha avó não ficava apenas pela marmelada. Na realidade, o que mais recordo com saudade é mesmo a geleia caseira que ela confeccionava, através do aproveitamento das cascas e dos caroços dos marmelos. Posso-vos garantir que já provei dezenas de geleias e nenhuma se aproxima da geleia caseira da minha avó. Chegar a casa depois da escola e ter à minha espera, um belo de um papo-seco, banhado em geleia e caneca de cevada acaba de fazer ao lume era o melhor mimo que eu podia receber. A minha avó sabia-o muito bem.
Comida é afecto, é memória, é aconchego no coração e na alma. Não me canso de dizer que os ingredientes podem ser tão mais que meros itens para fazer uma receita. Por isso todos os anos, espero o outono e os seus marmelos, para recordar os lanches depois da escola, as taças de marmelada a dourar ao sol e a minha avó a alimentar com amor a família. Seria de esperar, pegando nestas recordações, que confecciona-se a minha marmelada e geleia. Confesso que nem sempre tenho vontade, sinto que as minhas nunca vão ser tão boas quanto as da minha avó e acabo por preferir experimentar outras receitas tendo como ingrediente principal os marmelos. A receita de hoje é exemplo disso, um belo Crumble de Marmelo e Aveia, doce q.b., mas que promete aquecer os vossos dias outonais.


CRUMBLE DE MARMELO E AVEIA
(Inspirada numa receita de Love & Lemons)

Tempo de preparação: 60 min. aprox.
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 10 porções

Ingredientes para o recheio:

  • 8 marmelos grandes descascados, descaroçados e cortados em pequenos pedaços
  • 6 colheres de sopa de açúcar amarelo
  • 2 colheres de sopa de mel

Ingredientes para a cobertura:

  • 100g de manteiga vegan (usei Flora Plant)
  • 2 chávenas de farinha de aveia integral
  • 2 chávenas de flocos de aveia finos integrais
  • 1 colher de noz-moscada
  • 1 colher de sopa de açúcar amarelo

Modo de Preparação:

  • Colocamos numa tarteira com diâmetro 20 cm, os marmelos, o açúcar e o mel.
  • Levamos a tarteira ao forno, previamente aquecido a 160ºC, durante 15 minutos.
  • Enquanto aguardamos, numa taça, juntamos a manteiga amolecida, a farinha de aveia, a noz-moscada, os flocos de aveia e o açúcar.
  • Com os dedos misturamos até obtermos uma mistura areada.
  • Retiramos a tarteira do forno e juntamos a cobertura de aveia por cima.
  • Levamos novamente ao forno aproximadamente 20 minutos, ou até a massa do crumble ficar dourada.




Sem comentários