Uma sugestão vegetariana para a consoada pelo blogue Sardinha Fora da Lata




Uma das coisas boas que o ano de 2018 me trouxe foi sem dúvida ter conhecido a Luísa do blogue Sardinha Fora da Lata. De facto, a internet pode ter um lado muito positivo, permite-nos conhecer pessoas interessantes, dinâmicas e criativas que de outra forma era impossível. Ainda não conheço a Luísa pessoalmente, mas tem sido muito bom trocar com ela receitas, ideias, desabafos e histórias curiosas. Nunca teria conhecido tão bem o Hotel da Curia se ela não tivesse partilhado comigo histórias antigas que recuam até à II Grande Guerra. Lembro-me perfeitamente da Luísa entrar em contacto comigo através das stories do Instagram e dizer-me: 'conheço por dentro o Hotel da Cúria, vou partilhar o teu artigo com a direcção do hotel e no meu instagram'. Ela não me conhecia de lado nenhum e mesmo assim, ali estava ela, num gesto de puro afecto e sem qualquer interesse, a partilhar o meu trabalho. Graças a ela este foi um dos artigo mais lido de 2018. São gestos assim bondosos que me fazem continuar a investir nas redes sociais e tentar ser assim, também atenta aos outros. Portanto, pelo facto da Luísa ser uma pessoa super simpática e pelo trabalho lindo que ela desenvolve senão seguem o seu blogue ou intagram....bem acho....que devem andar a dormi)....Por várias razões, a Luísa decidiu aos trinta anos tornar a sua alimentação à base de vegetais e acima de tudo passou a desenvolver uma alimentação mais sustentável. Eu não sou vegetariana, nem vegan, mas tenho tentado adoptar comportamentos mais conscientes e como sou novata nestas andanças, sigo a Luísa como exemplo. As suas receitas são sempre de babar. Além disso, ela partilha imensos vídeos nas stories do instagram que tornam tudo mais fácil e mais acessível. Claro que eu tinha de a chatear nesta altura do ano e desafia-la a preparar uma Receita diferente, para um menu diferente na Consoada. Como eu vos digo, a Luísa é um doce e brindou-me com um maravilhoso Puré de Batata Doce e Funcho com Salteado de Feijão Catarino em Cerveja. E há coisas que eu só posso identificar como sintonia, pois nos últimos tempos tenho praguejado contra o funcho. Sempre que o tentava confeccionar corria mal. Sem ter dito nada à Luísa ela apresenta-me um artigo que me ajuda a solucionar este problema. Espero que gostem desta sugestão da Sardinha tanto quanto eu gostei.



(Luísa) "Existem cada vez mais pessoas a adotar um estilo de vida sem nada de origem animal e é muito provável que, este ano, o menu de natal de muitas famílias seja bem diferente do tradicional. Para quem está a começar pode ser um desafio escolher uma receita que se adeqúe à quadra e portanto, para ajudar os iniciantes e inspirar os veteranos, acedi ao convite da autora do Reservatório de sensações, a Ana, e criei uma receita ideal para servirem na vossa noite de consoada.

Esta é uma receita fácil e rápida, porque não queremos ficar reféns da cozinha mas sim passar tempo com os nossos, e super saborosa. O segredo está no empratamento que deve ser cuidado para deleite dos restantes comensais. 




Puré de batata doce e funcho com salteado de feijão catarino em cerveja 


Ingredientes para o puré: (4 pessoas)
100 g de batata branca
300 g de batata doce
75 g de cebola roxa
50 g de aipo
75 g de azeite virgem extra
Sal a gosto
Alho em pó a gosto
150 g de bebida vegetal (usei soja)
50 g de margarina vegetal
Noz moscada a gosto

Preparo:
Pré aquece-se o forno a 190º C. Descascam-se as batatas e cortam-se às rodelas, mais ou menos um dedo de espessura, e dispõem-se num tabuleiro com o aipo picado, a cebola fatiada, o azeite, sal e alho em pó a gosto. Mistura-se tudo e leva-se ao forno até as batatas apresentarem uma coloração dourada. Quando estiverem prontas retiram-se e reservam-se. Num tacho junta-se o leite e a margarina e deixa-se aquecer levemente, de seguida junta-se a mistura do forno, envolve-se e reduz-se a puré. Acrescenta-se a noz moscada ralada ou em pó, rectificam-se os temperos e reserva-se.

Ingredientes para o salteado:
350 g de feijão catarino fresco
200 g de cebola roxa
100 g de alho francês
300 g de espinafres
150 g de pimento verde
100 g de cerveja
Pimentão doce a gosto
Alho em pó a gosto
Sal a gosto
100 g de azeite virgem extra
Rebentos de rabanetes (opcional)

Preparo:
Coloca-se um tacho ao lume com água e coze-se o feijão até ficar mole. Uma vez que é fresco demora muito menos tempo. Assim que tiver cozido, retira-se, escorre-se e reserva-se.

Rega-se o fundo de uma frigideira com azeite e de seguida acrescenta-se a cebola fatiada, o alho francês às rodelas finas e o pimento cortado em tiras também finas. Quando a cebola alourar coloca-se o pimentão doce, o sal e o alho em pó, envolve-se e junta-se o feijão. Deixa-se cozinhar tudo por uns 10 minutos em lume brando, de vez em quando, para evitar agarrar ao fundo, mexe-se. Passados os 10 minutos verte-se a cerveja e cozinha-se até o álcool evaporar e o liquido reduzir.

Servi tudo com rebentos de rabanete.

1 comentário

Moniq Sweetreats disse...

Uauuuu! Tenho que experimentar esse salteado! A cerveja aí dará um gostinho bem especial, mesmo adequado à época. Já estou a babar... 😍 A Luísa é realmente maravilhosa!!