Receitas da Horta | Tarte de Abóbora, Ricotta e Tomate Cherry


Semear/plantar/cuidar para colher. Estes têm sido os verbos que mais tenho aplicado nos últimos tempos. Quer na micro-horta, quer na vida em geral.

A idade não traz apenas mais responsabilidades ou contas para pagar (apesar de isso ser uma realidade). A idade traz também uma certa maturidade que nos permite priorizar o tempo que gastamos, onde o gastamos e com quem o queremos fazer. Para mim, faz sentido semear a proximidade com a minha família e com o meu restrito grupo de amigos, plantar neles boa energia e cuidar dos sorrisos. Um “esforço” do qual tenho colhido um afecto puro.

No domingo passado, tive a bênção de aplicar estes verbos quer na micro-horta, quer no campo familiar, ao mesmo tempo. Sem planos, sem que nada o fizesse prever, eu e a minha mãe passámos um dia inteiro de volta das plantinhas e das ervas daninhas da micro-horta. Corta daqui, limpa dali, mais dois dedos de conversa. Foi um dia cheio. De boas partilhas, de histórias, de memórias, de risos. Nem imaginam como estou grata. É urgente despendermos mais tempo com os nossos, com os que regam os nossos sonhos e nos acompanham o crescimento sem segundas intenções, com os que verdadeiramente são sol nos dias mais sombrios.
A minha mãe é perita em manutenção de jardins e afins. Pode não ter a informação toda sobre técnicas de agricultura ou de jardinagem, mas no que toca à conservação ninguém é melhor que ela. Sabe sempre por onde começar, o que é prioritário, como podemos fazer as coisas de forma mais rápida e, caramba, tem uma genica que nem eu nesta idade de jovem adulta consigo ter. Ainda tenho muito a aprender com ela. Quer dizer, estamos sempre a aprender com os nossos pais, certo? Talvez essa seja a melhor e a mais abundante colheita que podemos realizar.

Início a rubrica Receitas da Horta com esta Tarte de Abóbora, Ricotta e Tomate Cherry que dedico inteiramente à minha mãe, que tão bem me ensinou a semear, plantar e colher. A abóbora veio da horta da vizinha e os tomates cherry, pois está claro, são da minha micro-horta. Espero que se deliciem.



Receitas da Horta | Tarte de Abóbora, Ricotta e Tomate Cherry
Tempo de preparação: 20 min. de preparação + 35 min. no forno
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 12 fatias

Ingredientes:
3 ovos
225g de ricotta
200g de puré de abóbora sem tempero
200g de farinha com fermento
100g de parmesão ralado
1 colher de chá de manjericão seco
1/2 colher de café de pimenta preta
1/2 colher de café de piripiri moido
1 colheres de chá em pó
150g de Tomate Cherry
50g de azeitonas pretas

Modo de Preparação:
Pré-aquecemos o forno a 160ºC. Com a ajuda de uma batedeira eléctrica, batemos os três ovos com o alho em pó, o piripiri, a pimenta preta e o manjericão. Alternadamente, adicionamos o puré de abóbora e o queijo ricotta. Depois de bem incorporados, juntamos o queijo parmesão e envolvemos bem. Misturamos a farinha lentamente. Vertemos a massa numa tarteira, previamente untada. Acrescentamos o tomates cherry e as azeitonas pretas. Levamos ao forno cerca de 35 minutos.


Sem comentários