Quando cresci, e já com um gosto especial por este género de plantas, é tive a oportunidade de conhecer outras plantas que surgem também de bolbos. Hoje em dia, as minhas favoritas são os ranúnculos. As flores do meu casamento.
Desde que me mudei para o campo, tenho tido a sorte de continuar a plantar bolbos e a embelezar o final do Inverno e início da Primavera.
Quando plantar bolbos?
- Para conseguirem um jardim exuberantemente florido na primavera devem plantar os bolbos no outono. Isto porque, serão as temperaturas baixas, que já se começam a sentir, que vão permitir o desenvolvimento radicular. É através do desenvolvimento desta raiz que irá emergir o caule, as flores e as folhas.
Como escolher bolbos?
Como plantar bolbos?
- Comprar no início da estação;
- Escolher bolbos rijos e intactos;
- A túnica dos bolbos (capa que protege os bolbos da desidratação) deve estar intacta, limpa e sem bolor;
- Ter atenção a todos os sinais de que um bolbo pode estar doente (bolor, podridão, mau cheiro). Caso detectem estes sinais, esses bolbos devem ser imediatamente descartados;
- Também devem rejeitar os bolbos que possam já estar a rebentar.
Como plantar bolbos?
- Escolher um solo limpo (sem raízes, ervas ou pedras), com boa exposição solar e bem drenado. Os bolbos preferem solos bem drenados e não precisam de grandes regas;
- Fazer um buraco no solo com uma profundidade nunca superior ao dobro do diâmetro do bolbo;
- Colocar os bolbos no buraco com a ponta voltada para cima e as raízes para baixo;
- Cobrir os bolbos com substrato para plantas com flor;
- Para um efeito mais colorido e maciço, plantar os bolbos juntos, mas sem se tocarem;
- Para que consigam manter o jardim florido desde Janeiro até meio da Primavera, também podem fazer a plantação em diferentes semanas, intercalando diferentes variedades.
- Regar após a plantação mas sem encharcar a terra.
- Após a floração e as folhas secarem, retirar os bolbos do solo e guardar em local seco e fresco. Também podem deixar na terra, caso não precisem do espaço. Ao longos dos anos, algumas destas plantas vão aumentar o número da semente e consequentemente o número de flores, formando assim uma espécie de manto florido. Excepção para as Tulipas e para os Jacintos, que ao longo dos anos vão perdendo força.
- A escolha é variedade e todas opções são válidas: Tulipas, Alho Decorativo, Muscari, Crocos, Ranunculus, Anémonas, Frésias, Jacintos e Narcisos. Como têm uma época de floração diferente, pode ser interessante planta-los em diferentes semanas, para um jardim florido durante mais tempo.
Sem comentários
Enviar um comentário