Marcadores de Natal | uma espécie de DIY




Muito se fala sobre sustentabilidade. E ainda bem. A saúde do mundo não anda famosa. As escolhas que o ser humano tem feito têm-se revelado um verdadeiro pesadelo para a sustentabilidade do planeta. Em Outubro, deste ano vários dirigentes mundiais afirmaram que o planeta terra está prestes a atingir o ponto sem retorno no que toca às alterações climáticas. Um cenário que nos deve assustar a todos, mas mais que assustar, este é um cenário que nos obrigada a tomar acções, que nos obrigada a mudar mentalidades, a mudar comportamentos. Contra mim falo. Embora sempre tenha tido mais ou menos consciência de que a nossa pegada tem importância, a verdade é que nem sempre adoptei as melhores condutas, nem sempre consegui respeitar a mãe natureza. Na realidade, todos os dias procuro informar-me, saber um pouco mais de como ter um comportamento saudável, para mim e para a natureza.




Por isso neste Natal decidi que não ia gastar dinheiro em decoração, nem andar a comprar mais coisas. temos tanta tendência para comprar e acumular. Na realidade, a família decidiu que devíamos fazer um Natal com, em primeiro lugar, muito amor e união, e em segundo aproveitando todas as traquitanas, fitas, carimbos, papel que já tínhamos em casa ou então aproveitando o que a mãe natureza oferece (mas de forma sustentável). Assim, para os almoços e jantares de natais, vamos optar por uma decoração muito singela, em que os marcadores da mesa, serão feitos por nós. Se ainda não pensaram em nada, aqui fica a sugestão, podem fazer mesmo à última da hora, pois não precisam de grandes materiais, apenas aproveitarem o que vos rodeia.

Vão precisar de:
  1. Restos de Madeira. Eu usei quadrados de 5cm por 5 cm, de umas tábuas velhas. Ou melhor, o meu pai usou e fez questão de deixar os quadrados perfeitos. (Obrigada!) 
  2. Pinheiro natural ou qualquer outra verdura que encontrem junto a vocês. Não vão precisar de muito, por isso não vou estragar plantas. 
  3. Carimbos ou canetas ou algo que possam usar para marcar os nomes ou inicias na madeira. Os carimbos podem não ser o objecto mais saudável, mas eu já tenho estes há mais de cinco anos. Enquanto durarem vou usá-los. 
É muito simples preparar estes marcadores e acima de tudo podem adaptar aos vossos gostos. Cortem os restos de madeira no formato que acharem mais conveniente. Como referi atrás, eu cortei em 5cm por 5cm. Lixem bem a madeira, para que ninguém se pique nas lascas. Façam um pequeno furo na face que ficará virada para cima, de forma a decorarem com pinheiro, ou outro tipo de verdura. Na parte da frente, desenhem, pintem carimbem as iniciais dos vossos familiares. E está pronto.


Sem comentários