Bolo Simples de Laranja

Ligar o forno tem sido o antídoto perfeito contra a massa polar que veio da Islândia. Contudo, todos os anos é assim. Com Outubro chega também a febre de aquecer a casa com sabores de conforto, com cheiro a família reunida à mesa. Portanto, com ou sem invasão de frio estrangeiro, início de outono significa sempre nova vida para o forno. As travessas de assados sucedem-se, a granola deixa de ser uma excepção para ser uma presença obrigatória na vida, e os doces ganham uma consistência quente que confere comodidade aos dias mais escuros. É curioso perceber como tudo muda com a chegada de uma nova estação, mesmo a própria alimentação. Todos nós (bloggers de comida) falamos desta questão da comida de conforto. É inevitável. Esta não é a primeira vez que refiro o assunto e não será a última. Porém, este ano a comida de conforto está a ter para mim um papel especial.





Como já partilhar noutros posts, eu que sempre adorei o ciclo natural da alteração de estações, tenho sentido alguma dificuldade em adaptar-me a este novo Outono. Quero continuar a ter dias longos e luminosos. Talvez a culpa tenha sido da Europa, que me iludiu com a probabilidade de não mudança de horário. Eu nem percebi muito bem (confesso) o que proponham, porque no meu cérebro apenas figurava uma expectativa: vou continuar a ter dias grandes, vou continuar a poder chegar a casa e jardinar, vou continuar a fazer caminhadas longas com a cãomiúda. Mas entre expectativa e consequente desilusão, tenho afogado as mágoas em comida calorosa. Por favor, não o digam à minha nutricionista. 



Atenção eu continuo a gostar do Outono. Quero deixar isto claro, porque o próximo post deste cantinho poderá ser sobre as maravilhas do Outono e vocês ainda vão achar que sofre de alguma bipolaridade temporada. Apenas não estou preparada para menos luz, logo menos actividade. Por isso, em jeito de mimo, a alma tem pedido aconchego e o calor do forno acede a esta solicitação.

Para além dos assados (mais especificamente batata doce assada), o aniversário do pai deu-me a desculpa perfeita para voltar a uma das melhores comidas de conforto do mundo: bolo. Não há nada mais gratificante e alegre do que preparar um bolo para comer em família. Ao longo dos anos tenho preparado muitas receitas doces, muitas sobremesas, bolachas e biscoitos. Receitas que toda a família usufruiu, mas que na maior parte das vezes têm uma implicação directa no blogue ou nas minhas vontades, uma vez que são receitas que pretendo experimentar e partilhar no Reservatório. Portanto, há toda uma satisfação, recompensa espiritual quando apenas preparo um simples bolo, para simplesmente degustar em família, em convívio, em datas especiais.



Todos os anos, no aniversário do meu pai tento passar essa simplicidade para a receita que escolho, até porque ele prefere assim, coisas simples, sem grandes floreados. Contudo, há sempre um pré-requisito, preparar algo com o seu sabor favorito: Laranja. Por isso, de ano para ano tem sido um desafio interessante procurar novas receitas de bolo de laranja. Todos os anos tento fazer algo diferente. A receita deste ano talvez não encaixe na típica massa de bolo de aniversário. Na realidade, o resultado obtido foi o de um bolo para acompanhar chá bem quentinho. Recheei-o com doce de mirtilo caseiro e preparei uma cobertura simples de chocolate negro, que decorei com nozes moídas, amoras liofilizadas e bagos de romã. Foi devorado de pois de uma caminhada de cerca de oito quilómetros. Nunca a simplicidade soube tão bem. O mês de Outubro que começou a correr, acabou, assim, com bolo, família e uma modéstia tranquila. Espero que Novembro e a sua já agenda preenchida, aprenda o que realmente importa e siga esse caminho.
Bolo Simples de Laranja
Adaptado do livro Boa Mesa - Doce Sabores

Ingredientes:
250ml de sumo de laranja
raspa de 1 laranja
125g de margarina
4 ovos
200g de açúcar
400g de farinha
3 colheres de chá de fermento

Modo de preparação:
Numa taça, colocamos a margarina e o açúcar e batemos bem. Adicionamos os ovos, um a um, e entre cada adição batemos bem para que cada ovo fique bem incorporado. Após obtermos uma mistura esbranquiçada e os ovos terem aumentado de volume, adicionamos o sumo e a raspa de laranja. Com cuidado peneiramos a farinha e o fermento para dentro da taça. Mexemos bem até os ingredientes estarem todos ligados. Vertemos a massa numa forma previamente untada. Levamos ao forno, aquecido a 160ºC até o bolo estar cozido. Deixamos estar na forma durante 10 minutos antes de desenformarmos para uma rede para arrefecer completamente.

Nota: Infelizmente, não consegui tirar fotografias ao bolo completamente inteiro. Sendo que a primeira imagem deste post foi tirada depois de o bolo estar pronto e as restantes apenas com as fatias que sobraram. 






1 comentário

Unknown disse...

Vou tentar fazer, obrigada pela partilha!
Desejo os parabéns pelo aniversário e muitas felicidades para a vida do pai 😘