Tarte de Chocolate, Pêra e Requeijão

Hoje o post vai ser curto. Porque o que interessa mesmo é que a receita seja a protagonista. Há umas semanas largas partilhei foto desta tarte no Instagram e não estava à espera de tão positivo feedback. Ao contrário do que acontece com imagens de outras receitas, recebi imensas mensagens privadas a pedirem-me a receita. Não imaginam o quanto isso me deixou alegre. Mas mais do que alegre, também fiquei com a ideia (clara) que somos todos uma cambada de gulosos. Nunca obtenho tantas interacções com a partilha de receitas de sopa. Ai Sopa, vamos é passar à sobremesa.


Escrevo estas palavras com um sorrio estampado na cara e sem ponta de malícia. Eu acuso-me como gulosa incorrigível. Adoro comer, principalmente se estivermos a falar de sobremesa. Tal como diz a frase que roda e roda nas Redes Sociais: A vida é curta, há que comer a sobremesa primeiro. Confesso que às vezes gostava de não ser assim uma papona. A minha balança ia agradecer. Mas o que é que querem? Eu já disse que gosto de comer, não já??!

Não sei porque fiquei surpreendida com a avalanche de mensagens que recebi. Afinal de contas, o que há para não gostar na junção de chocolate com pêra? Só dizer Chocolate e Pêra soa bem, soa a: dá-me mais uma fatia, que uma não chega. Mas atenção. Porque esta receita é um verdadeiro pecado, só tem direito a ela quem efectivamente comer a sopa primeiro. Porque o Reservatório de Sensações até pode ser guloso, mas não pretende contribuir para a obesidade mundial.

Brincadeiras à parte, espero que gostem desta receita, tanto quanto eu gosto e a partilhem com os vossos familiares. Já agora, obrigada a todos que me enviaram mensagens, é sempre bom saber que salivam com as minhas singelas imagens. Na realidade, vocês é são o mimo mais doce.



Tarte de Chocolate, Pêra e Requeijão
Ingredientes para a massa areada:Adaptado do livro Receitas Tipos de Massas e Outras, de Rosa Cardoso (Be Nice, Make a Cake)
275g de farinha s/fermento
100g de açúcar
150g de manteiga em cubos (fria)
2 ovos
raspa de limão

Ingredientes para o recheio:
2 pêras grandes
100g de açúcar
3 ovos
75g de farinha com fermento
150g de chocolate para culinária de boa qualidade
100g de requeijão de mistura

Modo de preparação:
Colocamos todos os ingredientes (excepto os ovos) num robo de cozinha e picamos até obtermos uma consistência areada. Adicionamos os ovos aos poucos até ficar uma bola. Retiramos do robo de cozinha e amassamos (ligeiramente) numa superfície plana. Envolvemos a massa em película aderente e levamos ao frigorífico durante 30 minutos. Esticamos gentilmente a massa areada com o rolo até ficar com uma espessura aproximadamente de 5mm. Forramos uma tarteira, picamos o fundo com o garfo.

Pré-aquecemos o forno a 160ºC. Derretemos o chocolate em banho-maria. Mexemos de vez em quando. Quando o chocolate estiver derretido e com um aspecto brilhante apagamos o lume. Numa taça à parte, batemos os ovos com o açúcar, até obtermos uma mistura esbranquiçada e fofa. Juntamos o chocolate, aos poucos para equilibrarmos a temperatura. Peneiramos a farinha para a mesma taça e misturamos bem. Adicionamos por último o requeijão e voltamos a mexer bem, para que o requeijão fique bem incorporado e sem grumos. 

Vertemos esta mistura por cima da massa previamente preparada e colocada na tarteira. Fatiamos as duas pêras e colocamos por cima da massa a gosto. Se preferirem, podem cozer as pêras primeiro. Eu gosto delas em cru. Levamos ao forno durante 35 minutos ou até a massa de chocolate estar firme ao toque. Retiramos do forno e deixamos arrefecer antes de removermos da tarteira.


1 comentário

Unknown disse...

Ai a gula é um pecado tão grande...
Ao ler e ver estas imagens ficamos realmente a salivar!
Beijinhos grandes para ti e obrigada pela partilha