Sorvete de Ameixas Assadas

Aproxima-se a passos largos, aquele momento da vida em que posso apenas e só respirar. Aquele momento em que o simples se tenta sobrepor ao complexo. Aquele momento em que os básicos chinelos se entrelaçam nos dedos dos pés, numa simbiose de cumplicidade, e o corpo se despe de poeiras rotineiras. Falo obviamente das férias.

Não sei se acontece o mesmo convosco. Mas cá por casa só temos férias uma vez por ano. Portanto, sim, passamos mais de metade do ano a sonhar com esta pausa, a idealizar cenários, a sentir o cansaço a acumular ao longo de muitos meses de trabalho.





Já sofri muito por pensar que só uma vez por ano poderia descansar a cabeça na serenidade do dolce far niente. O que me deixava bastante frustrada e me impedia de gozar os dias de pausa a 100%. Depois veio uma fase hiperactiva. Eu pensava:  se é apenas uma vez por ano, tenho de concentrar todas as vivências, todas as experiências que quero ter ao longo do ano, apenas em algumas semanas. Como devem imaginar, eu terminava as férias completamente extenuada e angustiada. Porque a vida manda muito mais que todos os planos que uma pessoa possa elaborar.


A idade não traz apenas rugas, traz também alguma maturidade e serenidade. Hoje em dia, acredito que o melhor é deixar-me levar pelos dias, com planos q.b, com ideias de coisas quero fazer (é certo), mas com imensa vontade de efectivamente descansar. Não sei se é a melhor solução, mas para já é a solução menos esgotante física e psicologicamente.

Claro que mesmo assim, existem pormenores nas férias dos quais não abdico. Refiro-me, nada mais, nada menos, do que a Gelados (Sorvetes e afins). Férias sem gelados não combinam. Talvez por isso, nos últimos tempos, me tenha rendido ao livro da Linda Lomelino, Gelados Caseiros. Este Verão os gelados vão ser mais que muitos (e ainda por cima bons).

Sorvete de Ameixas Assadas
Ingredientes
750g de ameixas com casca
2 colheres de açúcar mascavado claro
sumo de 1/2 limão
6 colheres de sopa de água
1/2 chávena de açúcar refinado
1 colher de sobremesa de geleia de coco

Pre-aquecemos o forno a 180ºC. Abrimos as ameixas ao meio, retiramos o caroço. Numa taça juntamos as ameixas e o açúcar mascavado. Envolvemos bem. De seguida, dispomos as ameixas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levamos ao forno durante 30 a 35 minutos. Deixamos arrefecer. Num liquidificador, misturamos as ameixas, o sumo de limão, a água, o açúcar refinado. Trituramos até obtermos um puré macio. Levamos ao frigorífico até arrefecer por completo. Processamos na máquina de gelados até o sorvete estar pronto e colocamos no congelador. Ou transferimos para uma taça própria para ir ao congelador. De 30 em 30 minutos, durante duas horas, batemos o gelado para prevenir a formação de cristais de gelo. Passado essas duas horas vertemos para outra taça e batemos com uma vara de arames para incorporar ainda melhor os cristais de gelo. Devemos retirar do congelador 10 minutos antes de servir.

Sem comentários