O essencial para aproveitar o Verão

Partilha a tua sensação
Com a chegada do Verão, apodera-se de nós uma sensação de que tudo é possível, certo? Uma sensação provocada pelos dias mais longos e luminosos, pelos encontros ao ar livre, pelo sol, pelas conversas desprendidas nas esplanadas e por toda uma possibilidade infinita de extravasar energia. Apesar deste Verão ter aparecido tímido, a verdade é que no ar só se sente coisas boas. Mas uma coisa é certa, nem sempre conseguimos aproveitar este sentimento tão cheio. Ou porque estamos preocupados com as rotinas, ou porque andamos sempre a correr de um lado para o outro, ou porque às vezes o humor tende a chamar pela preguiça e por um sofá confortável. Por isso, hoje trago um post um bocadinho diferente do habitual. Lanço-vos um desafio. Porque não aproveitar a nova estação para experimentar algo novo ou simplesmente colocarem em prática toda a energia positiva que possam estar a sentir?!




1 – Redescubram a vossa cidade
Quantas vezes damos garantida a “nossa casa”, o nosso lugar seguro, a cidade que ocupamos apenas e só porque a habitamos todos os dias. Porque não programar um dia para assumirem o papel de turistas na vossa própria cidade? Disponham tempo para descobrir novas perspectivas, novos cheiros, novas texturas da vossa cidade. Escolham um museu ou um monumento que nunca tenham visitado e deixem-se ir. Vão almoçar a um novo restaurante. Obriguem-se a conhecer as pessoas da vossa própria cidade.

2 – Ou então façam-se à estrada 
Elaborem uma lista de lugares a descobrir em Portugal. Há tanto para ver neste pequeno, enorme país. Serra, praia, cidade, campo. A diversidade é grande e serve para os diferentes gostos. Já dizia Dalai Lama (não tenho a certeza se terá sido ele, mas roda assim na internet): Uma vez por ano vá a um lugar onde nunca esteve antes.





3 – Deitem mãos à terra 
Saladas e frutas são produtos de eleição no Verão, procurados por todos os que pretendem uma alimentação mais fresca e mais regrada. Porque não então deitarem mãos à terra e construírem a vossa própria horta? Nem sempre é preciso grande espaço, basta um pequeno canteiro ou alguns vasos na varanda. Os conhecimentos hoje em dia estão à distância de um enter no Dr. Google. Já se imaginaram a servir uma salada aos vossos amigos ou familiares com produtos apenas cultivados por vocês? Acreditem, vai valer todo o esforço.

4 – Sejam mais ativos
Sempre quiseram experimentar uma modalidade desportiva mas faltou a coragem? Sentem que é nesta altura do ano que gostam mais de nadar? Ou têm a vossa bicicleta há imenso tempo parada? Então o momento é agora. Aproveitem o bom tempo e ponham o corpo a mexer. Atenção, não falo de fazerem desporto para alcançarem aquele corpo de desfilar na praia. Falo de activarem a vossa energia com exercício físico, sozinhos para espairecerem, acompanhados com os amigos de longa data. O importante é dar ao corpo a genica para aproveitar o melhor do Verão.


5 – Partilhem energia positiva 
Se sentimos que esta é época em que tudo é possível, porque não transmiti-la através de trabalho junto da comunidade. Façam voluntariado, sejam famílias de acolhimento de animais abandonados, ajudem as autoridades locais a manter as zonas verdes limpas, angariem pessoas para um movimento social importante. Há tanta escolha no que toca a apoiar a comunidade. Partilhem a vossa energia positiva.

6 – Voltar a ser criança 
Lembram-se como as férias de Verão na infância eram magníficas? Porque na altura tudo era simples e ao mesmo tempo uma aventura. Organizem um piquenique, vão acampar, chapinhem na água gelada, leiam um policial numa sombra frondosa. Voltem a abraçar os pequenos prazeres da vida.


7- Praticar a tolerância 
Apesar das boas sensações que o Verão transmite, a verdade é que a ansiedade pela chegada das férias pode ser difícil de gerir. Por isso, procurem praticar pequenas boas acções para aumentar os níveis de paciência e de tolerância vossas e das pessoas que vos rodeiam. Sejam mais cordiais com as pessoas com quem lidam diariamente, procurem ser simpáticos no trânsito, levem um bolo ou uma limonada para o trabalho, mimem a vossa família. Pequenas acções, têm resultados gigantes.

8 – Nunca se esqueçam de vocês 
Nunca subestimem a importância de despenderem tempo em vocês próprios. Neste Verão, mimem-se com tudo o que têm direito e aumentem a vossa autoconfiança. Por exemplo, aprendam uma nova competência, como dança ou culinária, uma língua estrangeira ou um instrumento musical. Continuem a fomentar a sensação positiva que estão a sentir neste momento.

Próximo publicaçãoMensagem mais recente Publicação anteriorMensagem antiga Página inicial

0 A partilhar sensações: