No final do ano passado, decidi experimentar uma receita, que lá no fundo sempre me intrigou. Achava que era demasiado complexa. Olhando para trás nem sei bem porque pensava isso. Mas a vida veio-me provar que estava completamente enganada. Falo-vos de Granola. Essa combinação de flocos de aveia, com sementes, com fruta…com o que quiserem. Tornou-se um ingrediente habitual cá em casa. Sabe bem ao pequeno-almoço com bebida de coco, sabe bem ao lanche misturado com iogurte de soja, sabe bem como toping em algumas receitas mais saudáveis. Sabe bem, ponto final. Por isso, apesar dos receios de deixar queimar os flocos, ou de deixar passar o ponto entre crocante e completamente pedra, aventurei-me a “granolar”. Inspirei-me numa receita de Kerryann Dunlop, de
O Livro das Refeições em Família (Jamie Oliver Food Tube) e voilá. Numa manhã de domingo bastante proveitosa, apareceu um tabuleiro de granola. Esqueçam os receios. Vale mesmo a pena experimentar esta receita. Granola caseira é do melhor. Primeiro porque sabemos exactamente a quantidade de açúcar que colocamos na mistura, porque sabemos quais as frutas que escolhemos, porque escolhemos as sementes que mais gostamos e porque podemos variar, acrescentar ingredientes pelos quais nutrimos maior paixão. Além disso, confeccionar granola deu-me uma espécie de sensação de viver devagar. Não sei bem explicar. Partilhar também convosco que no Natal comecei a viciar a família nesta minha receita e até ver os pedidos para ligar o forno estão sempre a chegar. Espero que gostem!
Granola
Ingredientes
100g de manteiga (mais um pouco para untar)
100ml de mel (tenho usado mel
Castanheiro Velho, da zona de Penedono)
50g de açúcar mascavado
200g de frutos secos sem casca (usei amêndoas, avelãs e nozes)
400g de flocos de aveia finos
150g de sementes de girassol, abóbora, sésamo e linhaça
200g de fruta desidratada (arandos, papaia e ananás)
Pre-aquecemos o forno a 180ºC. Untamos um tabuleiro com manteiga, cobrimos com papel vegetal e reservamos. Num tacho pequeno, juntamos o mel, a manteiga e o açúcar. Deixamos cozinhar alguns minutos, em lume brando, até os ingredientes derreterem e começarem a borbulhar ligeiramente. Entretanto, cortamos grosseiramente os frutos secos. Numa tigela, misturamo-los com os flocos de aveia e com as sementes. Adicionamos a mistura da manteiga derretida e envolvemos bem. Vertemos no tabuleiro e espalhamos numa camada única. Levamos ao forno durante 25 a 30 minutos. Atenção que de 10 em 10 minutos temos de mexer a mistura, para que ela fique toda cozinhada. Tiramos do forno e juntamos a fruta desidratada. Deixamos arrefecer e guardamos em frascos herméticos. Esta receita conserva-se até 4 semanas.
Sem comentários
Enviar um comentário