Pão de Abóbora, Chocolate e Mel

À medida que as folhas verdejantes do verão se transformam em pequenas sombras douradas de outono, tudo parece mudar repentinamente. Os dias estão mais pequenos, apetece voltar a usar a roupas mais quentes, o corpo parece querer aninhar-se na preguiça e a alma procura outro tipo de conforto que não envolva mergulhos em águas frias ou paisagens frescas. Sinto que começa a ser tempo de nos voltarmos para o interior, quer seja aproveitando as atividades mais caseiras, quer seja olhando para todas as transformações pessoais que uma mudança de estação traz consigo.










Amante confessa do Outono, tenho sentido cada vez mais a necessidade de aproveitar o Verão, de esticar os momentos de calor, de diversão ao ar livre, dos piqueniques apressados em sombras de beira de estrada, das festas com as aldeias cheias, dos bonjours e dos good mornings "turisteiros", da vida encarregue a fazer-me sair à rua. Há todo um pacote de despreocupação que vem com a estação veraneante. Talvez o Outono seja mais duro comigo. Ou o inverso. Talvez encare o Outono com a dureza de quem vê os dias do ano a chegar ao fim, de quem sabe que já muito se passou desde que brindei com 12 passas na mão a toda a uma série de expectativas. E na realidade poucas semanas faltam para cumprir o comer melhor, conhecer o mundo, praticar mais desporto, descalçar umas quantas pedras do sapato, trabalhar mais e melhor em projetos especiais, etc. O outono é sem dúvida um momento de transformação, de reflexão, de resfriar a euforia tão característica do Verão.












Portanto, há que aproveitar as ruas arrefecidas e mergulhar no conforto da casa, pegar numa caneca quente de chá e delinear novos planos, novas mudanças. Vestir novas estratégias para continuar a aproveitar a vida, em pleno compromisso de equilibrio e realização. E vocês como encaram o Outono e a chegada da nova estação?



Pão de Abóbora, Chocolate e Mel

Ingredientes
400gr de abóbora partida em cubos
1 colher de café de cardamomo
1 pau de canela
5 ovos
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sobremesa (bem cheias) de chocolate em pó
2 colheres de sobremesa (rasas) de fermento
2 chávenas de farinha sem fermento

Cozemos a abóbora juntamente com a colher de cardamomo e com o pau de canela. Reduzimos a abóbora a puré e deixamos arrefecer. Numa taça juntamos os ovos com o açúcar e batemos levemente. Adicionamos o puré, o mel e o chocolate em pó e mexemos novamente até os ingredientes ficarem bem incorporados. Peneiramos a farinha para dentro da taça, juntamente com o fermento. Vertemos a massa para dentro de uma forma de bolo inglês, previamente untada. Levamos ao forno, previamente aquecido a 160ºC, entre 30 a 40 minutos. Deixamos arrefecer na forma.

1 comentário

Anabela de Assunção disse...

Amei e levo receita, bjinhos
Aparece em http://pratosdabela.blogspot.com