Este ano iniciei a construção de canteiros e zonas ajardinadas em redor da casa que aluguei com a família. A experiência é ainda bastante inicial. E nada cresceu este ano, nada de valor a ser mostrado em receita. Mas tem sido um importante início para aquilo que eu espero que venha a ser uma colheita familiar, biológica, equilibrada e para consumo doméstico. Contudo, eu sou de facto uma sortuda e durante este ano tenho beneficiado da generosidade dos vizinhos. Abóboras, figos, tomates, pêssegos, ervas aromáticas, abrunhos, maças, pêras, rabanetes, frutos vermelhos, marmelos. Só coisas boas a entrar-me porta adentro. Portanto, nos últimos dias a cozinha tem-se transformado numa verdadeira indústria de conservas. Tem havido doces de diversas frutas, pickles, molhos para usar em receitas salgadas, molhos para usar em tartes doces, ervas aromáticas a juntarem-se a especiarias, etc.
Claro que tão importante quanto os ingredientes, é necessário conhecer as técnicas correctas de conservação destes alimentos. Eu tenho procurado inspiração em diversos blogs, mas especialmente em livros. Nesta altura do ano, existem uns quantas que voltam a ser de leitura obrigatória.
Aqui fica a minha lista para preservar o Verão.
1 - Conservas - Feito em Casa, de James Strawbridge e Dick Strawbridge2 - Conservas, Compotas, Geleias, Pickles e Muito Mais, de Carol Wilson
3 - Drink The Harvest, Making And Preserving Juices, Wines, Meads, Teas, And Ciders, de Deneice C. Guest e Nan K. Chase
4 - Como Cuidar da Sua Horta Mês a Mês, de Karen Liebreich, Annette Wendland e Jutta Wagner
Sem comentários
Enviar um comentário