Carne Picada com Molho e Cogumelos

É muito giro ter um blogue e nele partilhar receitas especiais, bolos super bem decorados, sobremesas que combinam com as estações do ano ou pequenos muffins, queques, tartes e quiches perfeitos para brunchs e piqueniques elegantes. Mas cozinhar no dia-a-dia é muito mais do que imagens bonitas. Na maior parte das vezes cozinhar é andar contra o tempo, é mais uma rotina num dia cheio de rotinas, é stressante e pouco satisfatório. Portanto, nem sempre este acto tão generoso de partilhar comida está associado ao glamour que na maior parte das vezes pintamos nos blogues, nas revistas de especialidade, nas redes sociais. Imagino que em cada casa, cada pessoa terá a sua maneira, as suas dicas de enfrentar esta tarefa tão essencial do quotidiano. E mais do que enfrentar terá as suas formas de tornar este ato em algo satisfatório e aprazível, para quem cozinha e para quem come.






Cá em casa gostamos muito de ocupar a cozinha. Todavia, nem sempre a disposição é das melhores. Principalmente, quando as horas de trabalho se multiplicam esticando o dia normal pela noite dentro. Por isso, e quase de forma instintiva, cá em casa temos uma lista de receitas versáteis que podem ser usadas com tudo e mais alguma coisa. É o caso da Carne Picada com Molho e Cogumelos. Pode ser usada como base para acompanhar diversas massas, pode ser o recheio de uma lasanha clássica, pode ser colocada num empadão de batata ou (e esta é a maneira que eu mais gosto) pode ser degustado apenas com pão a acompanhar. Ou seja super polivalente, super fácil de fazer. Muitas vezes preparo esta receita ao fim-de-semana, congelo e volto a usar em diferentes refeições, sem ter aquela sensação de que estou a comer sempre a mesma coisa.


 Talvez esta não seja a receita mais bonita que alguma vez partilhei aqui no blogue, mas caramba não imaginam como é decadentemente saborosa. Serve para qualquer estação do ano. Esta receita por exemplo é perfeita para os dias de outono que se aproximam. Traz um certo conforto ao corpo, sem esquecer que a alma também precisa de comer.

Carne Picada com Molho e Cogumelos

Para o Molho de Tomate Caseiro
Ingredientes
1kg de tomates (bem maduros)
2 cebolas grandes
4 colheres de azeite
50ml de água
sal (a gosto)
pimenta preta (a gosto)
oregãos secos (a gosto)

Descascamos as cebolas e cortamos em pedaços grandes. Lavamos os tomates e cortamo-los grosseiramente. Juntamos numa panela. Acrescentamos o azeite, a água e os temperos (sal, pimenta e orégãos). Levamos a lume médio durante trinta minutos, até levantar fervura e o tomate fiar meio desfeito. Trituramos com a varinha mágica até obtermos um puré grosso. Verificamos os temperos. Voltamos a colocar a panela ao lume, agora em lume brando, e deixamos apurar durante mais 20 minutos. Guardamos em frascos esterilizados no frigorífico, até um mês ou em sacos de congelação, até um ano.

Para a Carne com Molho e Cogumelos
1 cebola grosseiramente picada
3 alhos finamente picados
300g carne de porco
300g de carne de bovino
300g de molho de tomate caseiro
200g de cogumelos marron
1 copo pequeno de água
1 cálice de vinho branco
1 colher de sobremesa de oregãos
1 colher de sobremesa de manjericão
1 colher de café de piri-piri moído
1 pitada de pimenta preta
sal a gosto
azeite

Numa panela aquecemos o azeite em lume médio. Adicionamos a cebola, o alho e a pimenta preta. Cozinhamos até os ingredientes ficarem macios (cerca de 5 minutos). Adicionamos a carne picada e deixamos fritar cerca de 7 minutos até dourar, mexendo com uma colher de pau, para separar a carne. Juntamos um cálice de vinho branco. Deixamos cozinhar mais 4 minutos até o álcool desaparecer. Juntamos o molho de tomate. Adicionamos os orégãos, o manjericão e o copo de água. Se tiverem ervas aromáticas frescas melhor, o sabor fica mais apurado. Deixamos cozinhar em lume brando durante cerca de 20 minutos. Verificamos os temperos e adicionamos mais pimenta e sal a gosto. Retiramos do lume e comemos de imediato ou usamos em diversas receitas. 


Sem comentários