Broas de Abóbora, Mel e Sultanas

Com a primeira receita do ano, vem também uma lista de resoluções para 2016. O ano transacto terminou com algumas nuvens a pairar sob a minha cabeça. Um provável prenúncio de desafios pouco motivantes que terão de ser enfrentados em 2016. Todavia, acreditem, não início o ano de forma pessimista ou em tom alarmista. Avizinham-se também momentos muito especiais, que exigem serenidade, para que os consiga viver em pleno, de coração aberto e alma cheia. Talvez por isso uma das minhas resoluções para 2016 é a de defender a minha paz interior. E para isso irei acreditar mais nas minhas capacidades (confesso que às vezes esqueço-me um bocadinho delas), irei correr atrás dos meus sonhos, serei mais positiva mas também mais guerreira e combativa. Pode parecer uma resolução egoísta. Mas acreditem, nada disto é egoísmo. Só defendendo a minha paz interior, terei abarcagem suficiente para defender, amar, valorizar, mimar, ter tempo para quem me é próximo e de quem eu gosto tanto. Bem, afinal não se trata de uma lista de resoluções, mas de apenas um objectivo, que me parece bastante gigante. Bom Ano Novo. Espero que tenham idealizado boas resoluções e que as levem avante.
















gredientes
500gr de Abóbora
200gr de Açúcar Amarelo
50gr de Manteiga
200gr de Farinha de Espelta
300gr de Farinha de Trigo
1 Saqueta de Levedura Desidratada
100gr de Sultanas
2 Colheres de Sopa de Mel

Cozemos a abóbora, previamente limpa. Assim que esta esteja cozida, trituramo-la com a varinha mágica e juntamos a manteiga e o mel. Mexemos para incorporar bem. Deixamos que esta mistura arrefeça um pouco. Numa taça juntamos as farinhas, o fermento e o açúcar. Abrimos uma concavidade no meio dos ingredientes secos e juntamos a abóbora (só pode estar morna). Mexemos com uma colher de pau e, assim, que os ingredientes estejam unidos, amassamos, com a mãos, vigorosamente durante 5 minutos. Formamos uma bola, tapamos com um pano húmido e deixamos levedar durante duas horas em local quente. Passado este tempo, voltamos a amassar ligeiramente a massa e formamos pequenas bolas, que dispomos nos tabuleiros preparados com papel vegetal. Deixamos levedar mais 30 minutos. Levamos ao forno, previamente aquecido a 160ºC, durante 15 a 20 minutos.






Sem comentários