Tarteletes de Queijo Cabra e Tomate Cherry

Quem me conhece sabe que adoro queijo. Melhor dizendo, que adoro queijos. Não, não se trata de uma paixão passageira ou provocada por modas. Adoro experimentar diferentes tipos de queijos, de diferentes culturas. Por exemplo, no ano passado, quando me desloquei a Londres, tive de visitar uma das lojas mais antigas dedicadas apenas à comercialização de queijos e produtos relacionados com este alimento. Na realidade, esta paixão é tão grande que, acreditem, eu consigo arranjar uma desculpa para usar queijo em quase todas as refeições.


Julgo que o culpado por este meu amor gastronómico é o meu avô materno. Lembro-me perfeitamente que, durante a minha infância, eu costumava acompanha-lo à feira semanal da cidade ou ao mercado municipal quando era necessário fazer as ditas compras para a casa. Sempre que chegava a hora de adquirir os bens de charcutaria, eu ficava encantada. Pois a técnica de marketing dos vendedores passava por nos dar a provar, por exemplo, todos os queijos que tinham à venda. Existem técnicas de promoção que nunca deviam ter caído em desuso, certo? Ainda hoje me lembro destas visitas, do cheiro, das lascas e da conversa em torno do queijo.

Portanto, quando recentemente fui convidada para experientar as diferentes gamas da marca Merci Chef, como devem calcular fiquei muito contente. Hoje partilho convosco este contentamente que se traduziu numas simples, rústicas, familiares e "piqueniqueiras" Tarteletes de Queijo Cabra e Tomate Cherry.

Ingredientes para a Massa Quebrada
200gr de farinha s/fermento
75gr de manteiga fria c/sal
1 ovo ou 25 ml de água fria

Ingredientes para o Recheio das Tarteletes
100gr de Queijo de Cabra Sainte-Maure, da marca Merci Chef
3 ovos
150ml de natas
6 tomates cherry de diferentes cores

Colocamos a farinha e a manteiga cortada em cubos numa taça. Amassamos os ingredientes com as pontas dos dedos até obtermos uma textura areada. Juntamos o ovo e amassamos tudo até a mistura ficar ligada. Ter cuidado para não amassar demais. Levamos ao frigorífico durante 15 minuto. Sobre uma folha de papel vegetal esticamos a massa com um rolo de cozinha. A massa deve ficar com uma espessura de 5mm aproximadamente. Se for necessário polvilhamos a folha de papel vegetal com farinha para que a massa não cole. Transferimos a massa para cima das pequenas tarteiras, previamente untadas, e retiramos o que fica em excesso. Picamos o fundo com um garfo. Reservamos no frigorífico enquanto preparamos o recheio das tarteletes. Juntamos os três ovos e as natas numa taça e batemos até ficar bem incorporado. Vertemos dentro da massa das tarteletes, quase até ao cimo. Com os dedos esboroamos o queijo de cabra de forma a preencher as tarteletes e juntamos os tomates cherry devidamente cortados, em pedaços pequenos. Levamos ao forno, pré-aquecido a 180ºC., durante 20 minutos. Deixamos arrefecer durante cinco minutos e retiramos as tarteletes com cuidado das formas. Colocamos em cima de uma rede, para que arrefeçam por completo.



NOTA: Os queijos da marca Merchi Chef! estão à venda nos hipermercados Continente e Jumbo. As gamas da marca vão desde Camemberts com diferentes sabores, aos Queijos de Cabra. Mais informação aqui.


4 comentários

Tertúlia da Susy disse...

Ficaram fantásticas!

Ana disse...

Obrigada Susy :)

Marta Dionísio disse...

Ficam lindíssimas!

Unknown disse...

Uah! Que aspecto delicioso :) Vou guardar esta receita... Vai dar-me jeito quando receber amigos cá em casa para um brunch, tenho a certeza.