"Empanadillas de bonito"

Partilha a tua sensação

As línguas estrangeiras nunca foram o meu forte. Desenrasco-me bem na língua materna e talvez por ser mais cómodo nunca investi como devia ser na aprendizagem de outras. Não é que não goste de outras culturas, ou do contacto com as mesmas antes pelo contrário. Mas há momentos em que a vida nos empurra para fora da nossa zona de conforto (e ainda bem). Em Julho e Setembro, frequentei um curso de Espanhol que surpreendentemente me cativou por completo. Gostei tanto que, agora dou comigo a pensar em castellano ou a tentar em voz alta utilizar correctamente a gramática de nuestros hermanos.

Por coincidência, encontrei na semana passada na biblioteca do meu namorado um livro sobre gastronomia espanhola. E foi dentro desta publicação que encontrei a receita de “Empanadillas de bonito”, que é como quem diz Empanadilhas de Atum. Podem constituir um acompanhamento de uma refeição, por exemplo com arroz frito, ou então podem ser confeccionadas como entradas.

Ingredientes

1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de cebola picada
75gr. de atum fresco cozinhado ou de atum enlatado
2 colheres de sopa de pimento enlatado
2 colheres de sopa de tomate cortado
1 colher de sopa de salsa
2 colheres de sopa de ovo bem cozido
2 colheres de sopa de ketchup
250gr. de massa quebrada
Farinha
Ovo para pincelar

Para fazermos o recheio aquecemos o azeite numa frigideira grande anti-aderente. Acrescentamos a cebola e deixamos alourar em lume-brando, mexendo de vez em quando, durante 15 minutos.

Acrescentamos o atum, o pimento, o tomate e a salsa e cozinhamos em lume médio, mexendo com frequência, durante 5 minutos.

Retiramos da frigideira do lume e adicionamos o ovo, devidamente cortado, e o ketchup. Mexemos bem. (Para quem gosta de queijo, como é o meu caso, pode juntar nesta fase queijo ralado, fica delicioso).

Estendemos a massa numa superfície enfarinhada e cortamos a massa em pequenos círculos. Colocamos uma colher de chá do recheio em cada círculo. Dobramos a massa em forma de pastel. Fechamos os rebordos com um garfo ou com o dedo. 

Pincelamos cada pastel com o ovo batido e cozinhamos no forno, pré-aquecido a 190ºc, durante 12 a 15 minutos.

Bom apetite.

Próximo publicaçãoMensagem mais recente Publicação anteriorMensagem antiga Página inicial

0 A partilhar sensações: