Preparei esta focaccia pela primeira vez em Novembro do ano passado. O dia estava luminoso. Apesar de algum frio e das árvores já meio despidas, sentia-se uma inspiração quase primaveril. Montei o cenário no meio das vinhas dos meus vizinhos e deixei-me levar pela vontade de fazer um piquenique. Comemos a focaccia ali mesmo. Sem grandes cerimónias, numa merenda improvisada após meia dúzia de fotos.
Vocês sabem o quanto gosto de piqueniques não sabem? Talvez por isso, o primeiro ebook aqui do Reservatório de Sensações tenha sido sobre esse tema. Caso ainda não conheçam podem descarregá-lo a partir do blogue.
Piqueniques são vida. Sinónimo de cabeça ao ar livre a arejar ideias e a ganhar inspiração no mundo. Sinónimo de encontro nos cenários mais encantadores ou mais inusitados. Sinónimo de horizontes largos e amarras pequenas.
O ano passado ficou a dever-me uma série de piqueniques. Daqueles mesmo bons em família, depois de road trips que nos levam sempre por caminhos estranhos, mas deslumbrantes. Espero conseguir este ano equilibrar o saldo. Esperamos todos, não é? Recuperar todos os pequenos prazeres que a Covid-19 nos tirou.
Espero que consigamos todos ter melhores dias e, de preferência, com delícias gastronómicas boas a acompanhar.
Focaccia com Cebola Roxa
Tempo de preparação: 3 horas no total
Dificuldade: Média
Quantidades: para 6 pessoas
Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo
- 10g de sal
- 1 saqueta de 7g de fermento de pão
- 400g de água morna
- 40g de azeite (de boa qualidade)
- Cebola Roxa a gosto
- Numa taça grande colocamos a farinha. Num lado da taça, por cima da farinha, colocamos o sal e no outro lado o fermento. O objectivo é manter o sal e o fermento separados, uma vez que o sal impede que o fermento cumpra a sua função.
- Adicionamos a água e o azeite aos ingredientes secos. Misturamos com uma colher. A massa estará bastante húmida. É mesmo assim.
- Cobrimos a taça com um pano húmido e deixamos descansar durante cerca de 40 minutos em lugar quente.
- Passados 40 minutos, e depois da massa crescer um pouco, untamos os dedos com azeite e descolamos a massa das laterais da taça e dobramo-la sobre si mesma. Pressionando com muita força.
- Vamos repetindo até que a massa ganhe mais forma.
- Voltamos a tapar a taça com o pano e deixamos a descansar por mais 50 minutos.
- Assim que a massa dobrar de tamanho novamente, untamos uma forma com azeite.
- Colocamos a massa dentro da forma. Com as mãos untadas vamos achatando a massa, o máximo que conseguirmos. Preferencialmente até chegarmos às laterais da forma.
- Deixamos fermentar mais 30 minutos.
- Pré-aquecemos o forno a 220º.
- Cobrimos a massa com cebola roxa previamente descascada e limpa. Basta pressionar e a cebola vai ficar completamente agarrada.
- Polvilhamos com oregãos
- Regamos com um pouco de azeite.
- Levamos ao forno cerca de 25 minutos.
Sem comentários
Enviar um comentário