Trança de Beterraba


O confinamento, ou melhor, os dois confinamentos pelos quais passámos foram cá em casa tempos de pão caseiro. Segui a tendência nacional e pelo menos uma vez por semana degustámos pão quentinho com manteiga a derreter. Um dos meus pleasure guilts que me conforta a alma e me faz acreditar sempre em dias mais animados. Há lá melhor do que pãozinho acabado de sair do forno? 



Infelizmente, ainda não foi neste confinamento que experimentei preparar massa mãe. Algo que me suscita muita curiosidade, mas para a qual ainda não tive tempo. Atenção, não estou a dizer com isto que preciso de um terceiro confinamento para me dedicar a esta iguaria. Nada disso. Por mim, avançamos já para uma vida normal que a massa mãe pode esperar.


Agora que começamos a desconfinar a passos largos, cheira-me que ainda haverá menos tempo para receitas demoradas. Por isso, desafio-vos a usarem o fim-de-semana ainda de semi reclusão para experimentarem esta Trança maravilhosa. Uma receita que encontrei num dos meus blogues de culinária favoritos, o Sweet Gula, do Célio Cruz, e à qual dei o meu toque com um ingrediente que temos cultivado na quinta e que nunca pensei que iria usar tanto. Espero que gostem.



Trança de Beterraba
(Receita inspirada na receita de Trança de Páscoa de Célio Cruz do blogue Sweet Gula)

Tempo de preparação: 4 horas aprox.
Dificuldade: Média
Quantidades: para 10 pessoas

Ingredientes:

  • 600g de farinha sem fermento
  • 250ml de água morna da cozedura de uma beterraba
  • 2 ovos
  • 125g de iogurte natural
  • 100g de açúcar amarelo
  • 30ml de azeite
  • 8g de fermento seco de padeiro
  • Raspa de casca de limão
  • 1 colher de chá de noz-moscada
  • 1 colher de café de canela
  • 1 colher de chá de gengibre
  • 1 colher de sopa de bebida de soja
  • Amêndoas caramelizadas (a gosto)

Modo de Preparação:

  • Na água morna de cozedura da beterraba dissolvemos o fermento seco e deixamos repousar durante 10 a 15 minutos.
  • Numa taça juntamos o iogurte, o açúcar amarelo, o azeite, um ovo e a raspa de limão. Misturamos bem todos os ingredientes.
  • Noutra taça, colocamos a farinha peneirada.
  • Adicionamos a água morna com o fermento e os restantes ingredientes húmidos.
  • Com uma colher de pau envolvemos bem.
  • Transferimos a massa para uma bancada polvilhada com farinha e amassamos até obtermos uma bola de consistência homogénea. Poderá ser necessário adicionar mais farinha.
  • Cobrimos a taça com um pano e deixamos a levedar num local quente, cerca de duas horas ou até a massa dobrar de volume.
  • Colocamos a massa na bancada novamente e dividimos em seis partes iguais, que formamos em seis rolos.
  • Entrelaçamos três rolos formando uma trança. Fazemos o mesmo com a restante massa. E assim obtemos duas tranças.
  • Colocamos as tranças num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal ou colocamos numa forma de bolo inglês.
  • Deixamos levedar por mais uma hora.
  • Numa tigela, misturamos o ovo com a bebida de soja.
  • Pincelamos as tranças.
  • Polvilhamos com as amêndoas caramelizadas e picadas finamente. (No meu caso usei amêndoas caramelizadas e aromatizadas com gengibre.
  • Levamos ao forno aproximadamente 25 minutos.


Sem comentários