Arroz de Polvo


As memórias nesta época natalícia sucedem-se. Se por norma já tenho tendência em perder-me em saudosismos, a quadra que vivemos ativa em mim toda uma nostalgia pelos tempos idos. Sinto saudades dos cenários mágicos da minha infância, das travessas gigantes que só serviam nestas alturas, do fogão de lenha sempre ligado quase 24 sobre 24 horas, da mesa da cozinha tão pegajosamente doce, do cheiro a fritos e a canela. Tento recordar as tradições que aconteciam sem haver exatamente um porquê e que não me incomodavam por falta de questionamento.



Uma dessas tradições foi sempre a de comer dois pratos no jantar de consoada. Para além do fiel amigo de todos os portugueses, na mesa da minha família sempre houve espaço para um segundo pitéu, o típico e delicioso Arroz de Polvo. Sei que esta tradição não é exclusiva da minha família, mas gostava de saber de onde vem, porque é que alguém decidiu suceder o polvo ao bacalhau, e porque um jantar apenas de peixe?

Para mim, o arroz de polvo da minha avó sempre foi especial, o mais saboroso de todos. Talvez porque fosse preparado a correr, no fogão de lenha, enquanto uns limpavam a mesa, outros bebiam mais do que a conta, outros se perdiam em cantorias e anedotas secas. Era a vida a acontecer, com toda a gente a atrapalhar a confeccção daquele prato, ao mesmo tempo que nos iluminávamos uns aos outros. Mais uma vez, não aprendi esta receita com a minha avó. Na altura não reconhecia a importância da gastronomia como meio aglutinador do espírito familiar. Sei que esta receita nunca será tão boa como a dela, mas é a minha melhor forma de relembrar natais idos.

 Arroz de Polvo

Tempo de preparação: 50 min. aprox.
Dificuldade: Fácil
Quantidades: para 4 pessoas


Ingredientes:

  • 1kg de polvo já cozido (guardamos a água da cozedura). Utilizei Polvo da BeiraNova
  • 250g de arroz vaporizado (apenas porque é o meu favorito)
  • 2 cebolas roxas pequenas
  • 2 dentes de alho
  • 100ml de vinho tinto
  • 1 folha de louro
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta q.b.
  • Salsa q.b.
  • Azeite q.b.

 

Modo de Preparação:
  • Numa panela colocamos o azeite, a folha de louro, as cebolas e os alhos picados finamente.
    Levamos ao lume e deixamos refogar.
    Acrescentamos o vinho tinto (usem de boa qualidade) e o polvo cortado aos pedaços.
  • Deixamos ferver durante cinco minutos.
  • Juntamos o arroz e o caldo da cozedura do polvo (três vezes o volume do arroz usado). Caso seja necessário, podemos acrescentar mais caldo.
  • Provamos e retificamos os temperos.
    Deixamos cozinhar até o arroz estar cozido.
  • Servimos polvilhado com salsa picada.

 


 


Sem comentários