Bolo de Maçã e Queijo Cheddar


Vivemos tempos estranhos, desafiantes, que tanto nos dão o melhor do mundo, como de repetente fazem da terra um lugar sombrio. Há quem diga que a culpa é dos astros, dos planetas retrógrados, há quem diga que a culpa é da pandemia, há quem diga que a culpa é da instabilidade política que assola grande parte dos países… Não sei haverá uma responsabilidade única para um ano tão atípico. Mas sinto que tem sido muito difícil de equilibrar os humores e a saúde mental. Por isso, tenho procurado rodear-me do que realmente faz sentido para mim, tenho procurado um sentido para o que está a acontecer, tenho procurado maneira de me adaptar no meio de tanto caos. E às vezes a resposta está mesmo ao nosso lado.

Ontem, domingo, acordei e deixei-me estar na cama. A fazer um pouco de preguiça, mas acima de tudo a observar as minhas pessoas, a minha família. O marido dormia profundamente, com a cão miúda em cima dele. Ambos a respirar profundamente, num ambiente tranquilo, protegido. Senti-me em casa, num refúgio repleto de protecção, de união, de amor. Não há sensação melhor que esta. Senti-me uma sortuda. Por num ano tão estranho, ter tanto.

Bolo de Maçã e Queijo Cheddar
(Receita inspirada no blogue Baked, The Blog e foi confeccionada ao som de...Ouvir Aqui)

Tempo de preparação: 70 min. aprox.
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 10 fatias

 Ingredientes:
2 ovos
300g de farinha sem fermento
1 1/2 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de mel
115g de queijo Cheddar Mature ralado finamente
150g de maça ralada finamente
250ml de bebida de soja

Modo de Preparação:

  • Pré-aquecemos o forno a 160ºC. Untamos uma forma de bolo inglês.
  • Numa taça grande, juntamos a farinha, o fermento, o bicarbonato, o açúcar. Misturamos bem.
  • Adicionamos o queijo e envolvemos bem.
  • Adicionamos a maça e voltamos a envolver.
  • No centro desta mistura, abrimos um buraco e colocamos os dois ovos, o mel e o leite. Envolvemos bem.
  • Vertemos a massa na forma de bolo inglês.
  • Levamos ao forno cerca de 50 minutos.
  • Retiramos da forma e deixamos arrefecer sob uma rede de arrefecimento.




Sem comentários