Tarte de Abacate, Lima e Limão

Verão. Por mais quente que seja, por mais graus de temperatura se façam sentir na rua (ou dentro de minha casa), esta maravilhosa estação desperta em mim uma sensação de frescura. A horta presenteia-me com uma variedade linda de legumes frescos. Pepinos, courgettes, tomates, alfaces, mizuna. Saem da terra depois de muitos meses de trabalho, para embelezar as minhas receitas e claro iluminar o meu apetite. Canastras e canastras de fruta vão entrando porta adentro. Ofertas de familiares e vizinhos. Acreditem não é uma fruta qualquer. Trata-se da mais sumarenta fruta que é possível encontrar. A alimentação cá por casa torna-se mais leve. Os pratos de conforto são substituídos por saladas, massas leves, petiscos. Como eu adoro praticar o verbo petiscar.
Também na área da doçaria, desligo o forno até que o Verão termine. Exploro novas formas de mimar o lado guloso, com fatias de pura descomplicação e frescor. Tenho de confessar que não sou muito boa a preparar sobremesas de comer à colher. Por isso, aproveito os verões para praticar esse lado. A última descoberta foi que consigo confecionar uma maravilhosa e decadente Tarte de Abacate, Lima e Limão. Desde que publiquei a foto no início no mês de julho no Instagram, que tem sido a receita mais pedida. Já sabia que no meu primeiro dia de férias, tinha de partilhar convosco esta receita de babar. E ainda por cima simples e descomplicada, como eu gosto. Espero que gostem.

Tarte de Abacate, Lima e Limão

Tempo de preparação: 20 min. aprox. + 4h de refrigeração
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 12 fatias

Ingredientes para a base:

1 pacote de bolachas maria
50g de manteiga
Raspa de 1 limão

Ingredientes para o recheio:
1 lata de leite condensado
400ml de natas
1 abacate médio
Raspa de 1 lima
Sumo de 1 limão
3 folhas de gelatina

Modo de Preparação:
  • Para a base. Num processador de alimentos trituramos as bolachas maria, juntamente com a raspa de um limão, até obtermos uma mistura muito fina. Juntamos a manteiga derretida. Forrar o fundo de uma tarteira com 20 cm com esta massa e pressionar bem no fundo e nas bordas. Levar ao frigorífico durante vinte minutos.

  • Para o recheio. Num processador de alimentos trituramos o abacate, o sumo de limão, a raspa de uma lima e 200ml de natas. Trituramos bem, até obtermos uma mistura sem grumos. Reservamos. Levamos ao lume 200ml de natas. Deixamos aquecer um pouco. Juntamos três folhas de gelatina, previamente demolhadas. Mexemos bem para dissolver as folhas. Adicionamos uma lata de leite condensado e a mistura de abacate, lima e limão. Vertemos por cima da base. Levamos ao frio no mínimo quatro horas.

 

 

Sem comentários