Bolo de Frutos Vermelhos e Limão com Cobertura de Framboesa

Bolo

A pequenita da família fez anos esta semana, é oficialmente uma adolescente a dar passos largos para atingir a maioridade. Como é que o tempo passou tão depressa? Ainda ontem eu entrava na maternidade com dúvidas sobre o que é isto de se ser irmã com 20 anos de diferença. Ainda ontem me rendia ao sorriso mais lindo do mundo. Ainda ontem ela andava sempre atrás de mim, agarrada às minhas pernas, invadindo todas as minhas experiências de juventude. Isto tudo foi ontem, e hoje está crescida, independente, com gostos próprios e ideias que saem da sua cabeça. O que me dá, acima de tudo, muito orgulho. (E, secundariamente, me provoca um calafrio).


Sweet sixteen. Tenho pensado como foram os meus. Um tempo de sonhos infindáveis, de sorrisos alimentados com os pequenos prazeres da vida, de descontração, de activismo social, de muita corrida desportiva, de aprender a “trabalhar” em equipa, do grupo lindo de amigos. Apesar das dores de crescimento que todos sentimentos nesta fase, quando olho para trás, são os tais sorrisos sentidos e apaziguadores que sobressaem.

 O que será que a Ana Filipa de hoje diria à filipa de 16 anos? Diria uma série de lugares comuns, que hoje em dia vou percebendo como são super importantes:




Confia em ti, mesmo quando as dúvidas te assaltarem a mente. Tu és mais do que suficiente para tomar as tuas próprias decisões.

A tua intuição merece ser ouvida, pois ela é quem te vai guiar melhor. Mesmo quando a pressão social te tentar desviar do caminho, dá ouvidos ao teu interior, ao que ele conversa contigo. Só assim, podes construir um futuro brilhante.

Olha sempre para o amanhã com positivismo. Podes até ser assaltada por dias complicados (isso vai acontecer), mas eles fazem parte da tua história, do teu crescimento. O importante é aceitá-los e acreditar que amanhã será sempre um dia melhor.

Não desanimes tanto quando falhares em alguma coisa, faz parte do processo de aprendizagem. Encara isso com naturalidade. E relembra-te que esse processo de aprendizagem vai decorrer ao longo de toda a tua vida. É natural.

Tens enorme potencial. Podes ser o que quiseres ser, podes realizar as tarefas, desde as mais simples às mais complicadas.

Defende-te sempre, com assertividade. O que implica que deves perder aquele jeito de estares sempre a pedir desculpas.

Alimenta a tua auto-estima. Tu és linda. Sempre foste.

Acho que era isto que diria à Ana Filipa dos 16 anos. Uma vez que não posso voltar no tempo, espero estar a conseguir passar a mensagem à mana, cuja personalidade é super cativante e na qual acredito plenamente.


Bolo de Frutos Vermelhos e Limão
(Receita inspirada no blogue Baker by Nature)

Tempo de preparação: 70 min. aprox.
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 12 fatias

Ingredientes para a massa:
120g de manteiga à temperatura ambiente
100g de açúcar refinado
4 ovos
raspa e sumo de 1 limão médio
275g de farinha de trigo sem fermento + 2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 ½ de fermento em pó
½ de bicarbonato de soda
200ml de natas
125g de frutos vermelhos (usei mirtilos e framboesas)

Ingredientes para a cobertura
250g de queijo creme tipo Philadelphia
4 colheres de sopa de açúcar em pó
2 colheres de sopa de Pó de Framboesa D'Aguião*

Modo de Preparação:

  • Pré-aquecemos o forno a 160ºC. Untamos uma forma.Usando uma batedeira eléctrica, misturamos a manteiga, o açúcar, os ovos e as rapas de limão.
  • Batemos durante cerca de cinco minutos até obtermos uma mistura leve e fofa.
  • Juntamos, à mistura anterior, as natas e o sumo de limão.Batemos bem.
  • Aos poucos adicionamos a farinha, o fermento, o bicarbonato e misturamos numa velocidade baixa até que todos os ingredientes estejam bem combinados.
  • Numa tigela, misturamos delicadamente os frutos vermelhos com 2 colheres de sopa de farinha. Adicionamos à massa e envolvemos com cuidado.
  • Vertemos a massa na forma previamente preparada.
  • Levamos ao forno entre 30 a 40 minutos, até que o bolo fique firme ao toque. Podemos sempre fazer o teste do palito.
  • Deixamos o bolo arrefecer na forma, durante cerca de 10 minutos. Depois desenformamos para uma rede de arrefecimento.
Modo de Preparação da Cobertura:
  • Batemos o queijo creme com o açúcar e com o pó de framboesa, com a ajuda de uma batedeira eléctrica, na velocidade média, até que a mistura fique bem ligada. Batemos mais ou menos três minutos.

* Para adquirirem produtos da marca D'Aguião, usem o código promocional: RESERVATORIO10


Sem comentários