Bolo de Chocolate e Mirtilos, com Ganache de Chocolate

Bolo Chocolate

Inicio junho com o sol dentro da alma. Tive um bom acordar, depois de oito horas de sono bem descansado. Há muito que tal não acontecia. Talvez tenham sido as regras que impus recentemente à rotina de deitar, talvez tenha sido a tempestade tropical de ontem com os seus raios e trovões a aliviar a pressão psicológica dos últimos tempos, talvez tenha sido o reencontro com a mana pequenita depois de mais de dois meses afastadas. Sinceramente, acho que foi este último acontecimento que serenou a alma.
Bolo Chocolate
Bolo Chocolate

Acho que nunca partilhei convosco, mas fui irmã muito tarde. Mesmo muito tarde, já era eu adulta. Vivi os meus primeiros anos de adulta a equilibrar a vontade de ir para a farra com os amigos com a alegria de acordar de madrugada para acompanhar a minorca nas aulas de natação. Muitos dos meus fins-de-semana foram vividos entre as milhentas actividades da mana e o ingresso no mercado de trabalho. Já para não falar do início da relação com o meu marido, que primeiramente teve de ser aprovado pela miúda traquinas.Bolo Chocolate


Muita gente me pergunta como foi ter uma irmã já em fase adulta. Acreditem, não preciso de pensar muito na resposta. Foi uma das melhores surpresas que alguma vez tive, e que foi muito desejada. Soa a cliché (mas os clichés existem por alguma razão) as crianças são o melhor de uma casa. Desafiam-nos a ser pessoas melhores, desafiam-nos a olhar para o mundo de diferentes perspectivas, desafiam-nos a sermos sempre crianças.

Bolo Chocolate
Bolo Chocolate

Sem a pequenita, será que, aos vinte e poucos anos, teria eu saltado que nem louca em cima da cama, soltando gargalhadas estridentes até me doer a barriga? Sem a pequenita, será que no início da minha vida profissional iria sair a correr do trabalho para ir brincar nos escorregas e baloiços? Será que sem a pequenita iria ter vontade de continuar a alimentar a criança que há em mim? Provavelmente não. Apesar do meu lado bobo da corte, que uso para aligeirar situações incómodas ou tristes por parte de outras pessoas, sou um ser extremamente sisudo. Extremamente focado em responsabilidades. A miúda cá de casa (desculpa, mas vais sempre a minha miúda) abriu essa possibilidade de continuar a brincar. Bolo Chocolate

Bolo Chocolate

No ano passado, encontrei esta frase: We don't stop playing because we grow old | We grow old because we stop playing!, de George Bernard Shaw. E não podia estar mais de acordo com ela. Acredito que o mundo seria um lugar bem melhor, se todos continuássemos a brincar, a rir, a partilhar, a falar, a questionar os porquês, a admirar as singelas surpresas da vida e a comer chocolate como as crianças tão bem sabem fazer.

Feliz Dia da Criança!Bolo Chocolate

Bolo de Chocolate e Mirtilos, com Ganache de Chocolate

Tempo de preparação: 70 min. aprox.
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 12 fatias

Ingredientes para o bolo:
4 ovos grandes (XL)
100g de açúcar
125g de mirtilos
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de margarina derretida
300g de farinha
2 colheres de chá de fermento
2 colheres de sopa de chocolate em pó

Ingredientes para a ganache:
150g de chocolate negro
150ml de natas

Modo de preparação:
  • Pré-aquecemos o forno a 160ºC. Untamos uma forma.
  • Num processador de cozinha, trituramos os mirtilos juntamente com o sumo de limão. Reservamos.
  • Batemos, com a ajuda de uma batedeira eléctrica, a margarina, os ovos e o açúcar até obtermos uma mistura fofa.
  • Alternadamente, adicionamos a mistura de mirtilos, a farinha (já com o fermento incorporado) e o chocolate em pó. Envolvemos bem.
  • Vertemos na forma e levamos ao forno cerca de 45 minutos.
  • Para prepararmos a ganache, aquecemos as natas em lume brando. Não deixamos ferver.
  • Vertemos as natas bem quentes por cima do chocolate negro previamente partido em pedaços pequenos.
  • Misturamos levemente com uma espátulo. Deixamos o chocolate derreter.
  • Quando isso acontecer, voltamos a mexer até obtermos um creme suave.
  • Deixamos a ganache arrefecer antes de espalhar por cima do bolo.

Bolo Chocolate

Sem comentários