Bolo de Mirtilos e Iogurte [com recheio de mirtilo e cobertura de queijo creme]

Adoro experimentar receitas novas. Tenho desenvolvido um gosto muito especial por fazer listas de receitas, as que me apaixonam, as que tenho de tentar fazer, as que tenho de experimentar pela mão dos outros….listas e mais listas de coisas boas que me chamam a atenção. Descobri que consigo passar horas a abrir pelo meio de feeds lindíssimos em modo scroll, sempre à procura de verdadeira inspiração. Ainda por cima agora que há tantas pessoas a desenvolver trabalhos maravilhosos. Por exemplo, quando preciso de receitas vegan ou que sejam mais à base de plantas, recorro à Sardinha fora da Lata. Quando quero um bolinho que faça um vistão primeiro pesquiso as receitas da Ananás e Hortelã. Para sobremesas dou sempre uma espreitadela no blogue do Sweet Gula ou do Faz e Come. Mas há tanta e tão boa inspiração.



Contudo, apesar desta constante busca inspiracional, confesso que tenho meia dúzia de receitas a que recorro sempre. Fazem parte de mim, quase desde o início do Reservatório. Portanto, integram a minha história, a descoberta do meu amor pela cozinha. Além disso são receitas que nunca (ou raramente) correm mal. Por isso, são o meu deleite, quando procuro conforto, procuro certezas, procuro um caminho linear, sem stress. Não sei se isto também acontece convosco. Gostava muito de ouvir do vosso lado, se também passam por esta dualidade e gostava de conhecer as vossas “receitas salvação”.


A receita que hoje partilho convosco integra essa lista de receitas caseiras. Nos últimos meses então, tenho-me fartado de a replicar e replicar, ou não estivéssemos na temporada dos mirtilos. É um bolo simples que nunca desilude. Fica bem num piquenique informal, como também é um óptimo protagonista numa festa de aniversário. Talvez por causa da sua versatilidade e do seu sabor a verão, a frescura, a delícia impossível de resistir, esta receita cai sempre nas boas graças de quem a prova. No que me toca a mim, adoro a sua simplicidade. Não preciso de andar com grandes medidas ou pesagens. Basta usar o copo do iogurte como medida para todos os ingredientes e nunca falha. Queria partilhar convosco esta receita apenas quando tivesse novas fotos, mais bonitas e que desse para visualizar todo o bolo. Mas sabem que mais? Dentro em breve vamos deixar de ter mirtilos. Portanto há que os aproveitar da melhor forma. E acreditem esta receita é uma óptima maneira de fazerem justiça a este fruto tão saudável, tão benéfico e tão saboroso.


Bolo de Mirtilos e Iogurte [com recheio de mirtilo e cobertura de queijo creme]


Tempo de preparação: 120 min (já a contar com o arrefecimento do bolo)
Dificuldade: Média
Quantidades: cerca de 18 fatias

Ingredientes para o bolo:
6 ovos (gemas separadas das claras)
3 copos de iogurte de açúcar
1 iogurte grego natural (125g)
1 copos de óleo de girassol
3 copos de iogurte de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
Raspa de 1 laranja
Sumo de uma laranja média
250g de mirtilos frescos

Ingredientes para o recheio:
200g de doce de mirtilo
125g de queijo creme tipo Philadelphia

Ingredientes para a cobertura:
1 pacote de natas frescas, com mais de 35% de gordura
250g de queijo creme tipo Philadelphia
3 colheres de sopa de açúcar

 Modo de preparação:
Começamos por preparar o recheio e a cobertura. Numa taça juntamos o doce de mirtilo e o queijo creme. Batemos bem. Reservamos no frigorífico. Noutra taça batemos as natas com o açúcar, até estas ganharem consistência. Adicionamos o queijo creme. Batemos por mais cinco minutos. Reservamos no frigorífico.

Para o bolo. Batemos as gemas com dois copos de açúcar até obtermos uma mistura fofa e leve. Adicionamos o iogurte, o óleo, a raspa de laranja. Batemos as claras em castelo, com um copo de açúcar. Reservamos. Adicionamos a farinha e o fermento alternadamente com o sumo de laranja à mistura das gemas. Por fim, juntamos também as claras, suavemente para incorporarmos o ar das claras no preparado. Dividimos a massa por duas formas, previamente preparadas. Colocamos os mirtilos por cima da massa e com a parte detrás de uma colher empurramos os mirtilos um pouco para dentro da massa. Levamos ao forno cerca de 40 minutos. Retiramos do forno e deixamos arrefecer completamente antes de retirarmos das formas e antes de rechearmos.

Sem comentários