Massa base para pizza

Com a chegada do fim-de-semana e com a minha vontade de descomplicar a vida, os jantares de sexta-feira estão a tornar-se invariavelmente na típica Pizza's Night. Tenho de confessar, que para além da paixão por chocolate (já aqui falei muito dela) tenho um fraquinho gigante por pizza. Eu sei que não é dos alimentos mais saudáveis, ou dos que apresentam melhor valor nutricional, mas estamos a falar de uma espécie de pão. E pão é sempre bom. Se ainda por cima levar molho de tomate e queijo (muito queijo), é só o pão mais que perfeito.

Pizzas lembram-me sempre os piqueniques em família ou as festas de anos. A minha mãe fazia sempre questão de preparar esta iguaria. Eu adorava vê-la a preparar a massa, as voltas que lhe dava, para depois lhe infligir uma sova desgraçada. Talvez aquilo fosse também terapêutico e não apenas necessário para o resultado final cinco estrelas. Depois vinha o descanso, para que tanto trabalho fizesse efeito. O recheio era sempre o mesmo, sempre. Molho de tomate, atum, azeitonas, cogumelos, milho, queijo. Apesar de ser sempre o mesmo, tinha sempre o poder de nos surpreender, de nos aconchegar. Vê-las crescer no forno era só a última etapa de espera para ter um verdadeiro manjar dos deuses.  
Para mim, as melhores pizzas serão sempre estas, as das minhas memórias. Nunca pedi a receita à minha mãe. Acho que lá fundo tenho medo de adulterar estas recordações. E sinceramente, sem ter a sua receita na minha posse, tenho sempre a desculpa perfeita para pedinchar à mãe, uma pizza ou outra.

Portanto, a receita que hoje partilho convosco, não chega aos calcanhares da receita da minha mãe, mas por outro lado, esta também dá menos trabalho. Não se pode ter tudo na vida, certo? Espero que gostem.


Massa de Pizza

Tempo de preparação: 100 min. aprox
Dificuldade: Fácil
Quantidades: para 2 a 4 pessoas

Ingredientes:
175g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento de ação rápida para pão
1 colher de sopa de azeite (mais um pouco para pincelar)
6 colhers de sopa de água morna

Modo de Preparação:
Peneiramos a farinha para uma tigela. Misturamos na farinha o fermento. Fazemos um sulco no centro e deitamos o azeite e a água morna. Misturamos os ingredientes com as mãos. Depois amassamos com as mãos até a massa se despegar da tigela. Colocamos a massa numa superfície enfarinhada e amassamos bem durante cerca de 10 minutos, até que esta fique macia e elástica.

Moldamos a massa numa bola, colocamos numa tigela untada com azeite. Cobrimos com um pano húmido e deixamos levedar num lugar quente, durante cerca de 1 hora, ou até duplicar de tamanho.

Deitamos a massa numa superfície enfarinhada. Sovamos a massa durante 1 minuto. Estedemos a massa (dando a forma que quisermos). Colocamos no tabuleiro previamente preparado, cobrimos com um pano húmido e deixamos levedar num lugar quente durante 10 minutos.

Pré-aquecemos o forno a 180ºC.  Recheamos a massa com molho de tomate e os ingredientes que mais gostarmos. Levamos ao forno cerca de 20 minutos.

Sem comentários