Bolo de Laranja Sanguínea com Glacê

Chegou finalmente a minha vez de fazer passear pelo meu blogue receitas maravilhosas com laranjas sanguíneas. Nao sei se já perceberam, eu pelo menos começo a aperceber-me que há uma imensa agenda entre os food bloggers. Uma agenda com timings parecidos de quando partilhar determinada receita, ou de quando usar determinado ingrediente, ou até de quando usar determinadas cores. Em determinadas alturas, todos os bloggers acabam a partilhar receitas com morangos, ou com abóboras, ou com limões. Mesmo que esses ingredientes não estejam disponíveis em todas as regiões desses bloggers. Mesmo que esses ingredientes em algumas zonas não sejam assim tão sazonais.  Mais recentemente o mesmo aconteceu com as laranjas sanguíneas. Por todo o lado, choviam receitas maravilhosas de tartes, bolos, sumos com este maravilhoso ingrediente, como se de repente toda a gente se tivesse lembrado dele.

Quem sou eu para falar ou criticar, também muitas vezes me sigo tentada a seguir as tendências, a querer trazer para este cantinho o que está na moda. Vejo as maravilhosas imagens de bloggers de culinária a sério e sinto que só conseguirei crescer se os seguir. Um pensamento bastante falacioso e que muitas vezes me desvia do meu caminho, daquilo que quero mostrar e ser aqui no blogue. É óbvio que não sou uma food blogger de topo, mas a ideia também nunca foi essa. Este é o meu cantinho pequenino, o diário de sensações que se vão cruzando no meu caminho. As redes sociais têm sido uma plataforma maravilhosa para aprender mais, para beber inspiração no trabalho dos outros e para conhecer pessoas fantásticas. Mas lá no fundo acredito que cada um de nós deve seguir o seu caminho.
Por isso, tenho de confessar, quando fui bombardeada por receitas de laranjas sanguíneas, também eu queria pintar o meu blogue com o laranja avermelhado exótico. Na zona onde eu moro, não é fácil encontrar este produto. Lembrei-me que a única vez que tinha conseguido comprar foi num produtor local (neste caso produtora), num mercadinho de rua. Fui pesquisar e consegui entrar em contacto com ela via facebook com o intuito de encomendar umas quantas. E claro, levei um banho de realidade. A produtora lembrou-me que, pelo menos na nossa zona, ainda não estávamos na época destas laranjas. Claro...eu tinha-me precipitado, tinha visto imagens tão lindas que acabei por me esquecer completamente da sazonalidade, esqueci-me dos timings de cada região. Posso-vos dizer que passaram vários meses até que a produtora me voltou a contactar. Agora sim, estamos na altura das laranjas sanguíneas. Agora sim faz sentido partilhar receitas com este ingrediente. 

Comer sazonalmente tem sido cada vez mais uma preocupação cá em casa. Se temos conseguido a 100 por cento? Obviamente que não. Não estamos habituados a isso. A nossa dieta diária incorpora vários ingredientes que atravessam o globo para chegar à nossa mesa. Até ver não consigo imaginar que consigamos desenvolver uma alimentação apenas baseada em produtos locais e sazonais. Não digo que não seja possível. Apenas saliento que no nosso caso, tendo em conta os hábitos e as rotinas, não me parece que para já a curto prazo seja viável. Mas sei que temos de ter essa consciência e temos de tentar ser o mais sustentáveis possíveis. Lá no fundo, eu acho que os bloggers também têm essa responsabilidade de alertar, de sensibilizar, e acho que essa missão deveria ser mais importante que qualquer agenda de notoriedade. Portanto, se temos um ingrediente que é a estrela de uma receita, vamos tentar ajustar o seu uso à época correcta pode ser?



Bolo Rápido de Laranja Sanguínea

Tempo de preparação: 40 min.
Dificuldade: Fácil
Quantidades: 12 fatias

Ingredientes para o bolo:
2 ovos
1/2 chávena de chá de açúcar
1/2 chávena de chá de sumo de laranja sanguínea
Raspa de 2 laranjas sanguíneas
1 e 1/2 chávena de farinha sem fermento
2 colheres de chá de fermento

Ingredientes para o glacê:
250g de açúcar em pó
Meio sumo de uma laranja sanguínea

Modo de Preparação:
Numa taça colocamos os ovos e o açúcar. batemos bem até obtermos uma mistura esbranquiçada, fofa, aproximadamente quatro minutos.
Juntamos a raspa das laranjas e com cuidado adicionaos também o sumo.
Peneiramos a farinha e o fermento para dentro da mesma taça.
Envolvemos bem e com cuidado até obtermos uma massa homogênea.
Vertemos a massa numa forma previamente untada. Levamos ao forno durante cerca de 30 minutos, previamente aquecido a 160.Cº ou até o bolo estar douradinho. Deixamos arrefecer antes de desenformar. Numa taça, colocamos o açúcar em pó e vamos misturando o sumo de laranja aos poucos e mexendo sempre para que não se formem gromos. O objectivo é obtermos uma pasta não muito dura, líquida q.b. apenas para deslizar sobre a superfície do bolo. Vertemos o glacê por cima do bolo apenas quando este estiver frio.


Sem comentários