Cheesecake de Ricotta e Chocolate

A Primavera já se afigurava no horizonte temporal quando preparei pela primeira vez este cheesecake. Os rebentos das árvores começavam a despontar, enquanto os prados se enchiam de pequenas explosões de malmequeres selvagens. Os dias começavam a roubar espaço à noite com uma luz mais brilhante. Mas apesar dos sinais de renovação, a verdade é que as temperaturas pediam forno ligado, a lembrar que o Inverno ainda não tinha ido embora. Os limbos podem ser difíceis de aturar. E se é verdade que adoro o Inverno e toda a sua premissa para a reflexão, para o recolher cómodo dentro de casa, também é verdade que já ansiava pela Primavera desde a passagem de ano. Com o ritmo frenético do trabalho e das aulas, sinto que precisava de mais horas com luz. Bem, tenho de confessar, se calhar o que eu quero é que o calendário ande para a frente e se cole o mais depressa possível às férias anuais, que se só devem acontecer lá para o meio do ano.




Foi este cheesecake que me ajudou a receber com um sorriso os últimos dias de Inverno. Estava eu deitada na cama, num destes fins-de-semana preguiçosos a desfolhar livros de culinária (um dos meus hobbies favoritos) quando me apaixonei pela receita de Cheesecake de Chocolate do livro Confeitaria Hummimbird - Receitas de Sonho. Em primeiro lugar, adoro cheesecakes de todos os feitios e sabores. Em segundo, sou uma amante confessa de chocolate. Portanto, eu soube imediatamente que tinha de exprimentar esta receita. Claro que a adaptei, troquei o queijo creme por queijo ricotta, o que tornou a receita mais intensa e mais "em modo conforto". Embora esta seja uma receita mais longa do que habitualmente costumo aqui apresentar, acreditem vale tanto o esforço. E só vos digo, se por acaso tiverem Lemon Curd à mão, sirvam as fatias deste luxuoso (sim acho que posso dizer luxuoso) cheesecake cobertas com essa coalhada. Fica divinalmente pecaminoso. Espero que gostem.







Cheesecake de Ricotta e Chocolate

Ingredientes
Recheio
750g de queijo ricotta
190g de açúcar em pó
5 ovos
150g de chocolate negro (+de 70% de cacau)
100g de chocolate de leite
Raspas de laranja e de limão q.b.

Base200g de bolachas digestivas
2 colheres de cacau cru em pó
150g de manteiga sem sal, derretida

Para a base: trituramos as bolachas num robô de cozinha, juntamente com o cacau cru. Lentamente, juntamos a manteiga derretida na picadora, enquanto esta estiver em funcionamento. Pressionamos esta mistura para dentro da base de uma forma previamente preparada. Utilizamos o punho ou uma colher de sopa para espalmar e comprimir a base. Colocamos no frio enquanto preparamos a cobertura.

Para o recheio: Colocamos o queijo Ricota e o açúcar numa taça e batemos na velocidade mais baixa até obtermos uma mistura macia e cremosa. Juntamos um ovo de cada vez, sem parar de mexer. Raspamos os ingredientes dos lados da taça com uma espatula de borracha depois de adicionarmos o último ovo. A mistura deve ficar muito macia e cremosa. Colocamos na batedeira na velocidade máxima, no final, para que a mistura se torne um pouco mais leve e fofa. Todavia, temos de ter cuidado para não mexer em excesso, senão o queijo separar-se-á.

Num recipiente à prova de calor, pomos os diferentes chocolates e as raspas de laranja. Colocamos o recipiente por cima de uma panela de água a ferver. Não devemos deixar o fundo do recipiente tocar na água. Deixamos que o chocolate derreta e fique macio. Com a ajuda de uma colher, juntamos alguma da mistura do queijo ao chocolate derretido e mexemos para incorporar. Assim iremos homogeneizar as temperaturas das duas misturas. Finalmente, juntamos a mistura do queijo ao chocolate derretido e misturamos até ficar macio e bem ligado. Com a ajuda de uma colher, distribuímos a mistura sobre a base fria de cheesecake. Introduzimos a forma dentro de uma forma maior ou dentro de um tabuleiro e enchemos com água até atingir dois terços da forma. Deixamos cozer durante 40 minutos, e supervisionamos depois desse tempo. Não podemos deixá-lo cozer em demasia, o cheesecake deverá ficar trémulo no meio. Deixamos o cheesecake arrefecer ligeiramente na forma e depois colocamos no frio de um dia para o outro antes de servir.




Sem comentários