Bolo "Melhor Beijo"

O Verão tem-se instalado há já alguns dias cá por casa. Trouxemos as refeições para o exterior (agora que o podemos fazer) para o pátio, para a sombra fresca e arejada dos entardeceres quentes. Sabe bem esquecer a televisão prostrada na sala e degustar os finais de dia no silêncio de uma conversa franca, sem distracções.

Embora ainda não esteja pronta para abandonar as comidas confortáveis de forno, a escolha de sabores tem recaído em apontamentos de frescura. Ou não estivéssemos no pico dos mais frescos vegetais ou das frutas mais sumarentas. Sabe bem aproveitar o Verão.

Os bolos pedem-se frescos, mas intensos. Como os beijos. Talvez o Verão puxe mais por gordices doces e beijos, muitos beijos, enquanto se vivem os dias longos e luminosos.




Fiz este bolo para os anos da minha mais pequena. Uma invenção de última hora, tendo por base uma outra receita já anteriormente testada. Não houve tempo para tirar fotos, apenas para o degustar em família, sempre a esticar as fatias tal era a vontade de o provar. Pensei em não partilhar a receita, mas quando chegou a vez de calmamente deglutir a minha fatia, percebi que com ou sem fotos, este bolo merecia vir parar ao blogue. Experimentem em casa e vão ver do que falo.

Bolo "Melhor Beijo"

Ingredientes para o bolo e recheio
2 iogurte grego Oikos Fondue de Laranja
2 iogurte grego Oikos Fondue de Frutos do Bosque
6 ovos
2 copos de iogurte de açúcar
3 copos de iogurte de farinha
1 copo de iogurte de óleo de girassol
2 colheres de chá de fermento em pó
Raspa de 1 laranja
Raspa de 1 limão

Ingredientes para a cobertura
250gr de açúcar de confeiteiro
200gr de queijo Cream Cheese
3 colheres de sopa de manteiga

Separamos as gemas das claras. Batemos as gemas com dois copos de açúcar. Assim que a mistura se torne fofa e esbranquiçada, adicionamos um iogurte Oikos Fondue de Laranja, o óleo e a raspa da laranja e do limão. Incorporamos bem. Batemos as claras em castelo bem firmes. Juntamos as claras em castelo ao preparado anterior, alternadamente com a farinha e o fermento em pó. Levamos ao forno, previamente aquecido a 160ºC, numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha, durante (+/-) 40 minutos. Deixamos o bolo arrefecer durante cinco minutos na forma. Desenformamos e deixamos arrefecer por completo. Quando o bolo estiver frio, cortamos a meio e recheamos com os restantes iogurtes gregos Oikos Fondue de laranja e Frutos do Bosque. Levamos ao frigorífico. Para a cobertura. Batemos o açúcar com a manteiga, até obtermos uma mistura homogénea. Adicionamos o cream cheese. Batemos novamente até obtermos uma pasta suave. Levamos a cobertura ao frigorífico durante vinte minutos. Cobrimos o bolo a gosto e decoramos com frutas da época. Eu usei mirtilos, framboesas e cerejas brancas.


Sem comentários