Cocktail de Natal

Não sou daquelas pessoas que defende que uma festa para ser digna de tal tem de ser regada com álcool. Apesar de já ter laborado na área vinícola e de apreciar um bom vinho, prefiro regar os meus convívios com sumos naturais e infusões. Claro que abro sempre excepções a rótulos especiais, a bebidas que possam suscitar a minha curiosidade (e eu sou muito curiosa) e aos licores da mãe (que são os melhores do mundo). Não obstante esta minha visão pessoal e a minha falta de jeito para a criação de cocktails, decidi que para esta quadra natalícia podia aventurar-me a brincar um bocadinho aos bartenders, para tentar dar uma outra cor às festas.



Peguei no computador e efectuei algumas pesquisas sobre cocktails de Natal. O meu ecrã rapidamente foi preenchido por arandos e arandos e arandos, citrinos e vodka. Arandos não é bem a minha praia, pois associo-os a sumos naturais para prevenção de infecções urinárias. Por isso, nem pensar em tentar criar um cokctail de natal do Reservatório de Sensações que fique associado a doenças. Mas enquanto visualizava imagens lindas de outras paragens típicas dos natais do norte da europa, lembrei-me logo de outro fruto da estação, que também tem pintado o meu campo de vermelho. As belas das romãs.  



Quem não gosta de sumo de romã? Cá em casa o pai tem reforçado o sistema imunitário com um preparado de romã que ele faz com todo o carinho. Portanto, este sumo é algo já muito familiar, que partilhamos com gosto. Ao início quando o pai começou a confeccionar este sumo natural, custava sentir a aspereza da romã a passar pela garganta. Mas julgo que é uma daquelas experiências que primeiro se estranha e depois se entranha. Neste momento, as árvores do meu pomar estão completamente carregadas deste belo fruto e tenho a certeza que alguns dos frutos se vão aguentar até às festas. Assim sendo, acho que já encontrei o meu cocktail para esta quadra natalícia, assente num fruto que tanto une a família.

Cocktail de Natal

Ingredientes (para duas pessoas)
100ml de sumo de romã
100gr de açúcar amarelo
sumo de 1 limão
1/2 raiz de gengibre média (ralada)
40ml de aguardente
0,25l de água com gás

Descascamos as romãs e transformamos os bagos em sumo. Após obtermos 100ml de sumo de romã, pegamos numa caçarola e juntamos o sumo, o açúcar, o gengibre ralado e o sumo de limão. Levamos a lume médio e deixamos o açúcar dissolver até formar um syrup. Retiramos do lume, deixamos arrefecer e passamos a mistura por um coador. Colocamos o syrup num jarro, adicionamos a aguardente e a água com gás. Podemos servir com rodelas de limão, bagos de romã e gelo.





2 comentários

Swonkie disse...

Olá :) Enviamos um convite para o teu email.
Contamos contigo? :)

Ana disse...

Olá Swonkie. Obrigada pelo comentário, mas não recebi qualquer convite no email. Fico a aguardar :)